Terça-feira, 16/12/25

SBT usa holografia para “ressuscitar” Silvio Santos

SBT usa holografia para "ressuscitar" Silvio Santos
SBT usa holografia para "ressuscitar" Silvio Santos | Imagem: Reprodução

SBT usa holografia para “ressuscitar” Silvio Santos

A tecnologia, antes restrita ao entretenimento, entra na comunicação corporativa e no jornalismo.

A recente aparição de Silvio Santos em formato “holográfico” para anunciar o lançamento do canal SBT News não foi apenas uma homenagem póstuma, mas um marco. Ao utilizar uma combinação sofisticada de Inteligência Artificial (IA) Generativa e projeção para simular a presença do icônico apresentador, o SBT demonstra que a tecnologia, antes restrita ao entretenimento e a experimentos de alto custo, está entrando na arena da comunicação corporativa e do jornalismo.

O fenômeno, que utiliza a IA Generativa (e, em essência, o deepfake) para criar a imagem e a voz de Silvio Santos e a projeção para dar o efeito visual de “holograma”, ecoa tendências observadas no marketing global há anos. Neste caso, a IA generativa e a deepfake são o motor da recriação. A IA foi treinada com dados (áudio e vídeo) do apresentador para gerar um discurso novo, que ele nunca proferiu. O deepfake é o resultado, uma representação digital altamente realista.

O efeito holograma é o que traz a IA para o palco. Como apontam especialistas, o “holograma” de filmes de ficção ainda é uma raridade. O que vemos, geralmente, são simulações. Em recriações mais antigas, como a da atriz Dercy Gonçalves para a rede Popeyes, o processo foi híbrido. Um ator teve seus movimentos e voz capturados em tempo real, servindo de “esqueleto” para a Dercy digital, permitindo uma interação mais fluida.

Casos icônicos de “ressurreição holográfica” incluem o rapper Tupac Shakur no Coachella em 2012 e Michael Jackson, em 2014. Apesar dos custos ainda elevados e da complexidade técnica, a tendência é que a IA torne a ferramenta mais acessível.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *