Secretaria da Família: ações de 2025
Medidas para as famílias do DF
Em 2025, a Secretaria da Família (Sefami-DF) implementou ações para proteger os direitos das famílias e debater políticas públicas.
A pasta abriu consulta pública para o Estatuto da Família Atípica. O documento está sob análise da Casa Civil. A criação do Conselho Distrital da Família, que vai formular políticas públicas, também está em andamento na Câmara Legislativa. A Sefami-DF instituiu o Comitê Gestor da Família Sustentável e Juventude.
A secretaria firmou o Fórum Distrital da Família Sustentável, que chegou à 10ª edição. As ações impactaram a forma como o Estado deve enxergar as famílias, alinhando-se às diretrizes da Declaração de Veneza sobre cidades inclusivas.
A juventude teve destaque nas ações da secretaria, com a ampliação do programa Jovem Candango. O programa aumentou o número de vagas de 1.800 para 2.200. A Sefami-DF lançou o Pró-Jovem Digital, com quatro mil vagas para formação gratuita em empreendedorismo digital.
A participação juvenil foi fortalecida com o Fala Galera, iniciativa que promoveu escuta ativa em escolas, alcançando mais de três mil estudantes.
A Sefami-DF avançou na regularização fundiária, realizando buscas ativas e visitas a entidades. As ações foram complementadas pelo evento Capacita Entidades.








