Segov: obras, quiosques e Administração Regional 24 Horas marcam conquistas de 2025
A Secretaria de Governo fez em 2025 um minucioso acompanhamento das obras públicas consideradas estratégicas pelo GDF para assegurar importantes entregas à população.
A Secretaria de Governo fez em 2025 um minucioso acompanhamento das obras públicas consideradas estratégicas pelo GDF para assegurar importantes entregas à população. Por uma gestão de mobiliários urbanos mais moderna, focou na segurança jurídica e no estímulo de atividades importantes para a economia local. Para melhorar o atendimento ao cidadão que recorre ao Administração Regional Digital 24 Horas, aperfeiçoou a plataforma que passou a ser integrada com o GDF Presente e sistemas de outros órgãos.
“Este foi um ano de consolidação. Avançamos na governança, na renovação das cidades com o GDF Presente como braço forte das administrações e no incremento das atividades exercidas nos mobiliários urbanos. Em especial, o monitoramento apurado que fazemos do planejamento e da evolução das obras públicas nos permitiu ter grandes entregas para a população e viabilizar outras já em execução e que serão um legado da gestão do governador Ibaneis Rocha e da vice-governadora Celina Leão”, afirma o secretário de Governo José Humberto Pires de Araújo.
Após 15 anos, o Distrito Federal ganhou nova lei para o trabalho em quiosques e trailers. Este GDF inovou com garantias como o direito de transferência e o de sucessão, a mudança do marco temporal para 2019 e a possibilidade de permanecer com o mobiliário por 15 anos, prorrogáveis por mais 15.
“Ouvimos os anseios da categoria para construir uma proposta justa, dando segurança jurídica e dignidade aos milhares de trabalhadores que se sentiam desprotegidos no exercício da atividade”, diz José Humberto. “De igual forma, trabalhamos para modernizar as leis de bancas de jornais e revistas e de food trucks, com o objetivo de assegurar direitos e fortalecer esses segmentos. As propostas de projetos de lei estão em fase final para serem enviadas à CLDF”, completa.
Administração Regional Digital 24 Horas está em fase de integração como sistemas de outros órgãos com objetivo de dar mais agilidade aos atendimentos do cidadão.
Para revigorar o movimento dos mobiliários foram licitados 502 boxes e entregues mais de 500 termos de renovação de uso de bancas em feiras e shoppings populares. Só neste ano, os investimentos somam mais de R$ 26 milhões com a construção da Feira Permanente de Santa Maria e a reforma e manutenção de outras 12 unidades.
Para dar mais agilidade aos pedidos feitos por meio do Administração Regional Digital 24h, as demandas que chegam pela plataforma são incorporadas ao planejamento das ações a serem executadas pelo GDF Presente. Além disso, o Administração 24 Horas está em processo de integração com sistemas de outros órgãos. Já há interação com os sistemas do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), de Gerenciamento de Podas de Árvores da Novacap e o Ilumina DF da CEB Ipês. As próximas integrações serão com Caesb e Secretaria de Segurança Pública.
“O resultado da Administração 24 Horas é extraordinário. Estamos com mais de 60 mil solicitações, uma taxa de efetividade de 75,18% e trabalhando para chegar a 80%. Essa interação com outros órgãos dá mais eficiência à gestão e contribui para as cidades mais limpas, organizadas e bem cuidadas”, comemora o gestor.








