Sábado, 11/04/26

Senador critica Aneel por adiamento temporário de aumento de tarifas no Amapá

Senador critica Aneel por adiamento temporário de aumento de tarifas no Amapá
Senador critica Aneel por adiamento temporário de aumento de tarifas – Reprodução

O senador Lucas Barreto (PSD-AP) criticou, em pronunciamento no Plenário do Senado nesta quarta-feira (8), a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de suspender temporariamente o aumento das tarifas de energia no Amapá. Segundo o parlamentar, a medida apenas adia o impacto do reajuste para os consumidores, sem resolver os problemas do setor elétrico no estado.

Barreto destacou que não houve redução estrutural das tarifas, revisão de custos ou benefícios reais para os usuários. ‘Em outras palavras, não houve redução estrutural de tarifa, não houve revisão de custos, não houve ganho para o consumidor. Houve apenas um ajuste para evitar, neste momento eleitoral, um aumento que já estava sendo pressionado’, afirmou o senador.

A suspensão decorre da antecipação de cerca de R$ 201 milhões a que a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA Equatorial) teria direito ao longo do contrato de concessão, no âmbito do uso de bem público. De acordo com Barreto, esse valor poderá ser incluído nos reajustes previstos para 2026, mantendo a possibilidade de novos impactos para os consumidores.

O senador também cobrou esclarecimentos da concessionária sobre os investimentos realizados e as melhorias efetivamente entregues no Amapá. ‘A CEA Equatorial ainda precisa explicar quais investimentos realizou, por que pressiona por aumentos e quais melhorias efetivamente entregou ao Amapá. O estado já sofreu demais com falhas no setor elétrico para aceitar isso agora, aumentos disfarçados de solução técnica’, disse Barreto.

Com informações da Agência Senado

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *