O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Dataprev reativaram nesta quarta-feira (4) o simulador de aposentadoria, após suspensão para manutenção e atualização tecnológica dos sistemas.
A migração para uma infraestrutura mais moderna visa maior estabilidade e segurança, informou o Ministério da Previdência Social. O serviço gratuito está disponível para qualquer pessoa estimar o tempo que falta para se aposentar, considerando idade, tempo de contribuição e dados do INSS.
Usuários podem alterar dados como idade, sexo e tempo de contribuição clicando no ícone de lápis e selecionando ‘Recalcular’. O INSS alerta que o resultado é apenas uma estimativa e não garante o direito à aposentadoria.
Para acessar, utilize o site oficial do INSS ou o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, com login via conta Gov.br pelo CPF e senha. No menu principal, busque por ‘simular aposentadoria’.
O simulador cruza dados do extrato de contribuições e está atualizado com as novas regras de transição da reforma da Previdência, vigentes em 2026, incluindo opções por idade e tempo de contribuição, idade do segurado e cálculo estimado da renda mensal inicial.








