Dois jogadores revelados pelo Vasco apareceram entre as contratações mais valorizadas da atual temporada do Campeonato Inglês. O volante Douglas Luiz foi apontado como o segundo melhor reforço da liga, enquanto o atacante Rayan apareceu entre os dez primeiros colocados do levantamento.
A avaliação foi divulgada pelo site inglês The Athletic, que elaborou um ranking com 32 nomes a partir de critérios como custo-benefício, necessidade do clube e potencial de desempenho ao longo da temporada da Premier League.
Douglas Luiz foi o brasileiro mais bem colocado da lista. O meio-campista retornou ao Aston Villa após perder espaço no Nottingham Forest, em uma negociação considerada altamente eficiente para suprir problemas imediatos do elenco.
“É difícil encontrar falhas neste negócio. O Villa está passando por uma crise de lesões no meio-campo, e seu ex-jogador preenche perfeitamente a lacuna deixada temporariamente por Youri Tielemans”, escreveu a reportagem do The Athletic.
Outro nome formado em São Januário que chamou atenção foi Rayan, recém-contratado pelo Bournemouth. Mesmo jovem e em fase de adaptação ao futebol inglês, o atacante apareceu na sétima posição do ranking. Além disso, na primeira partida pelo novo clube, anotou uma assistência.
“Atacante completo, que finaliza bastante e tem muito potencial. Talvez precise de tempo para se adaptar, mas seu físico vai lhe ajudar”, destacou a análise.
Rayan foi contratado por 35 milhões de euros (cerca de R$ 217 milhões na cotação atual). Ele subiu ao elenco profissional do Vasco em 2023. Pelo clube, o jogador entrou em campo em 100 jogos, marcou 23 gols e deu duas assistências. Na temporada 2025, foi eleito revelação do Campeonato Brasileiro, em prêmio entregue pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
- Marc Guehi – Crystal Palace para o Manchester City
- Douglas Luiz – Juventus para o Aston Villa
- Antoine Semenyo – Bournemouth para o Manchester City
- Oscar Bobb – Manchester City para o Fulham
- Alex Toth – Ferencvaros para o Bournemouth
- Conor Gallagher – Atlético de Madrid para o Tottenham Hotspur
- Rayan – Vasco da Gama para o Bournemouth
- Angel Gomes – Marseille para o Wolverhampton Wanderers
- Pablo Felipe – Gil Vicente para o West Ham United
- Valentin Castellanos – Lazio para o West Ham United








