A previsão do tempo para esta terça-feira (13/1) indica um cenário de instabilidade climática em boa parte do Brasil. A atuação de uma frente fria deve provocar chuvas na Região Sudeste, que, ao mesmo tempo, permanece sob alerta de “perigo” para uma onda de calor, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Sudeste, são esperados acumulados de até 50 milímetros de chuva por dia, acompanhados de ventos que podem chegar a 60 km/h. Mesmo com a chuva, as temperaturas seguem elevadas. No Rio de Janeiro, a máxima pode alcançar 38°C, após a capital já ter registrado marcas acima dos 40°C neste ano. Em São Paulo, os termômetros devem chegar a 30°C.
As instabilidades também avançam sobre as regiões Norte e Centro-Oeste. O Inmet aponta a possibilidade de tempestades com descargas elétricas e rajadas de vento em estados como Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. As temperaturas máximas previstas são de 33°C em Cuiabá, 32°C em Goiânia e 29°C em Brasília.
No Norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua influenciando o clima, mantendo a combinação de calor e umidade, especialmente no período da tarde, o que favorece a formação de temporais. As máximas devem chegar a 33°C em Macapá, 31°C em Manaus e em Rio Branco.
No Sul, há previsão de pancadas de chuva isoladas em Santa Catarina e no Paraná, enquanto o Rio Grande do Sul deve ter tempo mais estável. As temperaturas devem ficar em torno de 32°C em Florianópolis e Porto Alegre e 28°C em Curitiba.
Já no Nordeste, o calor predomina ao longo do dia, mas a baixa umidade relativa do ar tende a causar desconforto térmico. As máximas previstas são de 31°C em Fortaleza e Recife e 30°C em Natal. Não há previsão de chuva para a região.








