Um levantamento do Sebrae aponta que 93% dos pequenos empresários do DF utilizam o aplicativo do banco no celular pessoal. A média no DF é maior que no país. Em 10 anos, o uso de aplicativos de banco no celular subiu de 15% para 90% no país.
Digitalização dos negócios
Os dados constam na pesquisa “Hábitos Financeiros dos Pequenos Negócios”, do Sebrae, e revelam que a gestão financeira dos pequenos negócios se digitalizou quase na totalidade.
No DF, apenas 21% dos pequenos empresários vão ao balcão do banco e 35% usam o caixa eletrônico, seja dentro ou fora da agência. Mais da metade (59%) admitiu o uso de internet banking de forma preponderante.
Uso de canais físicos
Segundo a pesquisa, homens ainda recorrem mais ao atendimento físico, enquanto mulheres estão mais digitalizadas. Quanto maior a idade do empreendedor, maior é a dependência de canais físicos.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a digitalização dos pequenos negócios ajuda na adoção de novas tecnologias. “A maioria deles têm acesso a notebooks e praticamente 100% possuem celular com internet, com banda larga, inclusive. O acesso a esses equipamentos permite buscar serviços na internet, na rede, inclusive serviços bancários pelo celular”, analisa.
“O empreendedor brasileiro tem se digitalizado por meio de equipamentos, internet e inteligência artificial, embora ainda haja um espaço bom para avançarmos por meio de ferramentas e serviços mais sofisticados”, completa Décio.








