Quarta-feira, 10/12/25

Banco do Canadá: Taxa de juros mantida em 2,25% em meio a ajuste estrutural

Banco do Canadá: Taxa de juros mantida em 2,25% em meio a ajuste estrutural
Banco do Canadá: Taxa de juros mantida em 2,25% em meio a ajuste estrutural | Imagem: Reprodução

Banco do Canadá mantém juros em 2,25%

O Banco do Canadá manteve sua meta para a taxa overnight em 2,25% na quarta-feira, com a Taxa do Banco em 2,5% e a taxa de depósito em 2,20%.

Ajuste Estrutural

Em seu anúncio, o banco central observou que as principais economias mundiais continuam mostrando resiliência apesar do protecionismo comercial dos EUA, embora a incerteza permaneça elevada. A economia canadense cresceu 2,6% no terceiro trimestre, acima do esperado, principalmente devido à volatilidade no comércio, enquanto a demanda doméstica final permaneceu estagnada.

“Se a inflação e a atividade econômica evoluírem amplamente de acordo com a projeção de outubro, o Conselho de Administração considera que a atual taxa de política está aproximadamente no nível adequado para manter a inflação próxima de 2% enquanto ajuda a economia durante este período de ajuste estrutural”, afirmou o Banco.

O mercado de trabalho apresentou alguma melhora, com ganhos sólidos de emprego nos últimos três meses e a taxa de desemprego caindo para 6,5% em novembro. No entanto, os mercados de trabalho em setores sensíveis ao comércio permanecem fracos, e as intenções de contratação em toda a economia continuam moderadas.

A inflação do IPC desacelerou para 2,2% em outubro, com a queda nos preços da gasolina e a moderação nos aumentos dos preços dos alimentos. A inflação tem estado próxima da meta de 2% por mais de um ano, enquanto as medidas de inflação básica permanecem na faixa de 2,5% a 3%.

Comentários do Governador

Em comentários preparados antes de uma coletiva de imprensa que seguiria o anúncio, o governador do Banco do Canadá, Tiff Macklem, destacou três mensagens principais. Primeiro, as elevadas tarifas americanas sobre aço, alumínio, automóveis e madeira impactaram significativamente esses setores, com a incerteza sobre a política comercial dos EUA pesando mais amplamente sobre o investimento empresarial. Segundo, as pressões inflacionárias permanecem contidas apesar dos custos adicionais relacionados à reconfiguração comercial. Terceiro, a atual taxa de política é considerada apropriada para manter a inflação próxima da meta enquanto apoia o ajuste econômico.

“O aumento do atrito comercial com os Estados Unidos significa que nossa economia funciona com menos eficiência, com custos mais altos e menos renda. Isso é mais do que uma desaceleração cíclica — é uma transição estrutural”, disse Macklem.

O Banco espera que o crescimento do PIB seja fraco no quarto trimestre antes de se recuperar em 2026. Também observou que o recente orçamento federal inclui aumento dos gastos governamentais, particularmente em defesa, o que contribuirá para o crescimento tanto da demanda quanto da oferta ao longo do tempo.

A próxima data programada para anunciar a meta da taxa overnight é 28 de janeiro de 2026, quando o Banco também divulgará seu próximo Relatório de Política Monetária.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *