Zelensky afirma que Ucrânia está pronta para eleições
E o presidente da Ucrânia, Volodimyr Zelensky, afirmou hoje que o país está pronto para realizar eleições caso aliados garantam a segurança.
Ucrânia
A declaração de Zelensky ocorre depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o colega de usar a guerra para não fazer eleições no país. Zelensky está no poder desde maio de 2019. O mandato deveria ter terminado em 2024, mas por causa da guerra o país vive sob lei marcial, que proíbe eleições nesse período. Segundo um instituto de pesquisa de Kiev, a maioria dos ucranianos ainda apoia Zelensky e não vê a possibilidade de eleições em meio ao conflito com a Rússia.
República Democrática do Congo
Rebeldes do grupo M23, apoiados por Ruanda, tomaram a cidade de Uvira, último reduto das forças do governo na região leste da República Democrática do Congo. O avanço ocorre menos de uma semana depois de os presidentes do Congo e de Ruanda se comprometerem com um acordo de paz proposto por Donald Trump. O país africano, que é rico em minerais, enfrenta conflitos armados há mais de 25 anos, com um saldo que ultrapassa mais de 10 milhões de mortes.
Marrocos
No Marrocos, dois prédios desabaram na cidade de Fez, causando a morte de ao menos 22 pessoas. Cada um dos edifícios tinha 4 andares. Segundo a polícia, um deles estava desocupado. No outro moravam 8 famílias, e em um dos apartamentos acontecia uma festa na hora do colapso. Não se sabe ainda a causa do desmoronamento.
Austrália
Começou a valer hoje na Austrália a lei que proíbe menores de 16 anos de possuírem perfis em redes sociais. Segundo o governo, até agora ao menos 200 mil contas foram desativadas só no TikTok. A comissária de segurança digital do país, Julie Grant, defendeu a medida e disse que as redes sociais são altamente viciantes. Entre os adolescentes houve muitas reclamações. Stela disse que a decisão não faz sentido, já que pessoas de 14 anos podem até trabalhar na Austrália, mas admitiu que é possível que a mudança faça com que os jovens voltem a sair mais de casa.








