Quinta-feira, 11/12/25

BlackFriday não salva varejo de queda nas vendas em novembro, diz Stone

BlackFriday não salva varejo de queda nas vendas em novembro, diz Stone
BlackFriday não salva varejo de queda nas vendas em novembro, diz Stone | Imagem: Reprodução

BlackFriday não salva varejo de queda nas vendas em novembro, diz Stone

SÃO PAULO, 11 Dez (Reuters) – As vendas no varejo brasileiro no mês passado recuaram 3,7% em termos deflacionados ante novembro de 2024, recuando ainda 1,6% frente a outubro, apesar do movimento promocional encabeçado pelo período da Black Friday, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela empresa de meios de pagamento Stone.

Queda nas vendas

“A leitura de novembro aponta que a força do mercado de trabalho e da massa de renda encontrou um teto”, afirmou o economista e pesquisador da Stone Rômullo Carvalho em comunicado à imprensa.

“Embora o emprego siga aquecido, sustentando o consumo básico, os freios macroeconômicos, especialmente o alto endividamento das famílias e o custo do crédito, pesaram mais na decisão de compra”, acrescentou.

O levantamento foi divulgado alguns dias depois que a rival Cielo apurou queda de 1,7% nas vendas do varejo nacional em novembro sobre o mesmo mês do ano passado, citando desaceleração em diversos segmentos do setor no período.

Quedas por segmento

Segundo a pesquisa da Stone, em relação a novembro do ano passado, nenhum segmento teve crescimento nas vendas. O destaque de queda foram os segmentos Combustíveis e Lubrificantes (-6,7%), Móveis e Eletrodomésticos (-5,1%) e Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (-4%).

Estados com crescimento

A empresa também apurou o comportamento do varejo nos estados, encontrando apenas seis deles com algum crescimento nas vendas em novembro: Paraíba (5,2%), São Paulo (1,7%), Sergipe (0,8%), Amapá (1%), Distrito Federal e Piauí (0,5%). Segundo Carvalho, isso indica um “quadro ainda desigual do consumo entre as regiões do país”.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *