Aplicativos: A Reinvenção da Comodidade no Brasil
A tecnologia de conectividade tem remodelado o cotidiano, especialmente após a pandemia. A busca por comodidade, qualidade de vida e oportunidades de ganho impulsiona o uso de aplicativos. Essas plataformas, que antes eram vistas como startups, agora lideram a transformação das expectativas sobre comodidade.
No Brasil, os aplicativos injetam bilhões de reais anualmente no Produto Interno Bruto (PIB), gerando milhões de empregos diretos e indiretos. Eles se tornaram uma forma rápida e flexível de obter renda para muitos brasileiros, que podem trabalhar em tempo integral ou complementar sua renda. A 99, por exemplo, investiu bilhões nos últimos dez anos, impactando o PIB em 54 bilhões de reais, melhorando a qualidade de vida de mais de 55 milhões de brasileiros e gerando oportunidades para 1,5 milhão de motoristas e motociclistas parceiros.
Impacto Econômico e Social dos Aplicativos
O Brasil possui um grande potencial global, e o desenvolvimento de experiências digitais que beneficiem a população é crucial. A redução do tempo de entrega de alimentos em 20%, a precisão na previsão do tempo de preparo e mapas otimizados para motociclistas são exemplos de melhorias que impactam positivamente a população. A construção de um ecossistema onde 35,6% das viagens de passageiros em favelas e comunidades brasileiras são feitas por motoapps demonstra resultados práticos.
“No Brasil, as plataformas injetam bilhões de reais anualmente na economia”
Em algumas cidades brasileiras, parcerias entre a iniciativa privada e o poder público agregam valor à população. Um exemplo é a colaboração entre a 99 e a cidade do Rio de Janeiro, que visa criar pontos de apoio para melhorar as condições de trabalho e dignidade dos entregadores.
Tecnologia e Inovação a Serviço do Desenvolvimento Urbano
Os aplicativos impulsionam a economia por meio da tecnologia e inovação, criando soluções que geram emprego, renda e oportunidades para milhares de estabelecimentos e milhões de brasileiros diariamente. Eles trazem consigo mais de uma década de conhecimento e experiência com soluções avançadas de algoritmos e inteligência artificial, que podem ser úteis para o desenvolvimento das cidades.
Em um país de dimensões continentais, transformar a nação a partir das cidades pode ser mais eficaz do que criar ilhas de excelência isoladas. O Brasil tem um futuro promissor, e a melhoria das cidades continuará a atrair investimentos e negócios, beneficiando a população.








