Quarta-feira, 03/12/25

Pedido de vista do Centrão atrasa votação sobre cassação de Carla Zambelli

Pedido de vista do Centrão atrasa votação sobre cassação de Carla Zambelli
Pedido de vista do Centrão atrasa votação sobre cassação de Carla Zambelli | Imagem: Reprodução

Pedido de vista adia análise de cassação de Zambelli

Um pedido de vista conjunta que envolveu inclusive parlamentares do Centrão adiou a análise pela CCJ da Câmara do processo de cassação de uma pessoa.

O pedido de vista foi feito pelos deputados Maurício Marcon, do Podemos, Claudio Cajado, do PP, Gisela Simona, do União, e Pompeu de Mattos, do PDT.

Com quase 150 páginas, o parecer de Diego Garcia é contra a cassação do mandato da parlamentar.

Relator se posiciona

“Eu analisei toda a ação e todos os documentos no qual tive acesso e o que encontrei foram suspeitas, mas não há certeza de que uma pessoa tenha ordenado as invasões”, afirmou o relator em coletiva de imprensa antes da sessão da CCJ.

Uma pessoa foi condenada a 10 de prisão pelo STF por ter comandado uma invasão a sistemas do CNJ. Por ter sido condenada criminalmente em decisões definitivas, a Câmara precisa dar aval à perda do mandato.

Próximos passos

Com o pedido de vista, a votação do parecer na CCJ deve acontecer na próxima semana. Na ocasião, o PT deve apresentar um voto em separado pedindo que a cassação seja confirmada.

A expectativa é que a maioria dos membros da principal comissão da Câmara vote a favor do relatório de Garcia.

Depois disso, porém, o texto ainda precisará ser submetido à apreciação do plenário. Para uma pessoa perder seu mandato, será necessário o apoio de pelo menos 257 parlamentares.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *