Foi publicado o edital que regulamenta a décima edição do Concurso Melhores Práticas em Ouvidoria Pública, iniciativa da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) voltada aos ouvidores do Governo do Distrito Federal (GDF).
O concurso tem como objetivo estimular, reconhecer e disseminar práticas inovadoras e eficazes desenvolvidas pelas ouvidorias integrantes do Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal (Sigo/DF) e da Rede Ouvir/DF. As inscrições estão abertas até 9 de janeiro de 2026, exclusivamente pelo site da Ouvidoria do GDF.
“Este concurso valoriza iniciativas que transformam a escuta social em ações concretas, promovendo inovação e melhoria contínua nos serviços públicos”
Daniel Lima, controlador-geral do DF
De acordo com o Edital nº 09/2025, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), as práticas inscritas devem demonstrar impacto real na ótica do cidadão, potencial de replicabilidade e resultados mensuráveis. A premiação ocorrerá em março de 2026, durante o evento comemorativo ao Dia da Ouvidoria.
Elo com a sociedade
“A ouvidoria é um canal essencial para fortalecer a confiança entre governo e sociedade”, afirma o controlador-geral do DF, Daniel Lima. “Este concurso valoriza iniciativas que transformam a escuta social em ações concretas, promovendo inovação e melhoria contínua nos serviços públicos.”
A décima edição mostra a consolidação de uma cultura de participação e transparência. “Queremos reconhecer práticas que não apenas resolvam problemas, mas tragam inovação e melhore os serviços prestados ao cidadão”, explica a ouvidora-geral do Distrito Federal, Daniela Pacheco.
O concurso é aberto a todas as ouvidorias integrantes da Rede Sigo/DF e da Rede Ouvir/DF, e as inscrições poderão ser feitas nas categorias Secretarias de Estado do GDF, Órgãos e entidades da administração indireta, Administrações regionais do DF e Rede Ouvir/DF. Cada unidade poderá inscrever uma prática ou projeto, desde que inédito nesta competição.
Veja abaixo os critérios de avaliação.
⇒ Inovação e criatividade: originalidade e uso de novas abordagens para solucionar desafios na escuta e na resposta ao usuário
⇒ Efetividade e impacto real: transformação gerada pela prática, comprovada por resultados mensuráveis
⇒ Participação do usuário: envolvimento ativo da sociedade na concepção, execução, auxílio em relatos ou avaliação da prática
⇒ Replicabilidade e disseminação: potencial de aplicação da prática em outras unidades ou contextos.
Serão premiadas até três iniciativas nas categorias Secretarias de Estado do GDF, Órgãos e entidades da administração indireta e Administrações regionais do DF. Já a Rede Ouvir/DF terá a premiação de uma iniciativa. uma premiada uma iniciativa na categoria Rede Ouvir/DF.
Para mais informações, acesse o edital completo clicando aqui.
*Com informações da Controladoria-Geral do DF








