Quarta-feira, 03/12/25

Lançado edital da 10ª edição do concurso Melhores Práticas em Ouvidoria Pública

Lançado edital da 10ª edição do concurso Melhores Práticas em Ouvidoria Pública
Lançado edital da 10ª edição do concurso Melhores Práticas em Ouvidoria Pública | Reprodução

Foi publicado o edital que regulamenta a décima edição do Concurso Melhores Práticas em Ouvidoria Pública, iniciativa da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) voltada aos ouvidores do Governo do Distrito Federal (GDF).

O concurso tem como objetivo estimular, reconhecer e disseminar práticas inovadoras e eficazes desenvolvidas pelas ouvidorias integrantes do Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal (Sigo/DF) e da Rede Ouvir/DF. As inscrições estão abertas até 9 de janeiro de 2026, exclusivamente pelo site da Ouvidoria do GDF.

“Este concurso valoriza iniciativas que transformam a escuta social em ações concretas, promovendo inovação e melhoria contínua nos serviços públicos”

Daniel Lima, controlador-geral do DF

De acordo com o Edital nº 09/2025, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), as práticas inscritas devem demonstrar impacto real na ótica do cidadão, potencial de replicabilidade e resultados mensuráveis. A premiação ocorrerá em março de 2026, durante o evento comemorativo ao Dia da Ouvidoria.

Elo com a sociedade

“A ouvidoria é um canal essencial para fortalecer a confiança entre governo e sociedade”, afirma o controlador-geral do DF, Daniel Lima. “Este concurso valoriza iniciativas que transformam a escuta social em ações concretas, promovendo inovação e melhoria contínua nos serviços públicos.”

A décima edição mostra a consolidação de uma cultura de participação e transparência. “Queremos reconhecer práticas que não apenas resolvam problemas, mas tragam inovação e melhore os serviços prestados ao cidadão”, explica a ouvidora-geral do Distrito Federal, Daniela Pacheco.

O concurso é aberto a todas as ouvidorias integrantes da Rede Sigo/DF e da Rede Ouvir/DF, e as inscrições poderão ser feitas nas categorias Secretarias de Estado do GDF, Órgãos e entidades da administração indireta, Administrações regionais do DF e Rede Ouvir/DF. Cada unidade poderá inscrever uma prática ou projeto, desde que inédito nesta competição.

Veja abaixo os critérios de avaliação. 

⇒ Inovação e criatividade: originalidade e uso de novas abordagens para solucionar desafios na escuta e na resposta ao usuário
⇒ Efetividade e impacto real: transformação gerada pela prática, comprovada por resultados mensuráveis
⇒ Participação do usuário: envolvimento ativo da sociedade na concepção, execução, auxílio em relatos ou avaliação da prática
⇒ Replicabilidade e disseminação: potencial de aplicação da prática em outras unidades ou contextos.

Serão premiadas até três iniciativas nas categorias Secretarias de Estado do GDF, Órgãos e entidades da administração indireta e Administrações regionais do DF. Já a Rede Ouvir/DF terá a premiação de uma iniciativa. uma premiada uma iniciativa na categoria Rede Ouvir/DF.

Para mais informações, acesse o edital completo clicando aqui.

*Com informações da Controladoria-Geral do DF

Por Correio de Santa Maria ,com informações do Governo do Distrito Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *