Quinta-feira, 29/01/26

Trump diz que Putin concordou em não atacar Kiev por uma semana

Trump diz que Putin concordou em não atacar Kiev por uma semana
Trump diz que Putin concordou em não atacar Kiev por – Reprodução

O presidente americano, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (29) que pediu “pessoalmente” ao presidente russo, Vladimir Putin, que interrompesse por uma semana os bombardeios sobre Kiev e outras cidades da Ucrânia e afirmou que ele “aceitou”.

Os ataques russos contra a infraestrutura energética da Ucrânia deixaram milhões de pessoas com interrupções no fornecimento de eletricidade, aquecimento e água em meio a temperaturas congelantes, empurrando esse país devastado por quatro anos de guerra para uma crise humanitária.

Trump explicou, durante um conselho de ministros na Casa Branca, que fez este pedido devido ao frio “excepcional” do inverno na Ucrânia.

“Não é apenas frio, é um frio extremo. Frio recorde, lá também estão sofrendo”, acrescentou Trump, ao compará-lo com a atual onda de frio polar em Washington.

“Eles nunca experimentaram um frio assim. E eu pedi pessoalmente ao presidente Putin que não disparasse contra Kiev e as diferentes cidades durante uma semana. Ele aceitou fazer isso, e devo dizer que foi muito gentil”, afirmou.

Não houve reação imediata do Kremlin, mas Trump – cuja cúpula no Alasca com o presidente russo em agosto passado terminou sem avanços – disse confiar que Putin cumprirá o acordo.

A agência meteorológica estatal da Ucrânia previu uma queda drástica das temperaturas, que devem chegar a -30°C nos próximos dias.

Ao menos seis pessoas morreram nesta quinta-feira em uma série de ataques russos no sul e no centro da Ucrânia, informaram as autoridades, enquanto novas conversas diplomáticas entre Moscou, Kiev e Washington são esperadas para domingo.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *