Sexta-feira, 30/01/26

Trump diz que vai anunciar indicado para presidência do Fed nesta sexta (30)

Trump diz que vai anunciar indicado para presidência do Fed nesta sexta (30)
Trump diz que vai anunciar indicado para presidência do Fed – Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (29) que anunciará seu indicado para substituir Jerome Powell no comando do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) nesta sexta (30).

“Vou anunciar o presidente do Fed amanhã de manhã”, disse Trump no Kennedy Center, em Washington. A escolha deve encerrar meses de especulação em torno do nome que vai chefiar a autoridade monetária mais poderosa do mundo.

Entre os cotados, estão Kevin Hassett, diretor do National Economic Council, o diretor do Fed Christopher Waller, o ex-diretor Kevin Warsh e o executivo da BlackRock Rick Rieder. A seleção é supervisionada pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent.

A declaração ocorre no dia seguinte à decisão do Fed de manter a taxa de juros dos Estados Unidos na faixa entre 3,5% e 3,75%. A manutenção era esperada pelo mercado, apesar da pressão do presidente Donald Trump por mais reduções e das investidas contra Powell.

A votação desta quarta (28) teve dez votos a favor da manutenção e dois contra -os diretores Stephen Miran, indicado por Trump ao cargo no Fed em 2025, e Christopher Waller, um dos favoritos da Casa Branca para assumir a presidência do banco, se posicionaram a favor de um corte de 0,25 ponto percentual.

O parecer da primeira reunião deste ano interrompe uma sequência de três cortes consecutivos, que levaram a taxa ao menor nível em três anos. A declaração desta quarta não ofereceu pistas sobre novas reduções.

Na entrevista coletiva após a decisão, Powell reafirmou a posição neutra, ressaltando a força da economia e dizendo que após os três cortes realizados em 2025, o banco está “bem posicionado” para tomar as decisões futuras de acordo com o comportamento dos dados econômicos.

O mandato de Powell, que virou alvo de uma investigação criminal este mês, como chefe do Fed termina em maio. O mercado teme que o republicano opte por um dirigente que responderá às suas demandas, e não aos dados econômicos.

Powell não quis comentar o assunto quando questionado sobre a transição da presidência e sobre a possibilidade de ele continuar como diretor no Fed após o fim do seu mandato.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *