Encontro Agendado: Trump e Mamdani na Casa Branca
O presidente Donald Trump anunciou, na noite desta quarta-feira, 19, que se encontrará com Zohran Mamdani, prefeito eleito de Nova York. Esta *significativa reunião* está marcada para sexta-feira, 21, na Casa Branca. O anúncio foi feito pelo líder republicano através de sua plataforma Truth Social.
Trump escreveu que “o prefeito comunista solicitou uma reunião”, acrescentando que daria “mais detalhes em breve”. O encontro deve acontecer no Salão Oval do palácio presidencial. Este local, nos últimos meses, foi palco de situações constrangedoras para chefes de estado como Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, e Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul.
Eventos Recentes e Expectativas da Reunião
Nesta semana, o mandatário também recebeu outras figuras proeminentes. Entre elas estavam o príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, e o renomado jogador de futebol português Cristiano Ronaldo, que atualmente atua pelo Al Nassr.
Mamdani ainda não se pronunciou sobre o assunto publicamente. No entanto, na segunda-feira, 17, ele já havia adiantado a possibilidade do encontro. O prefeito eleito afirmou que sua equipe havia entrado em contato com a Casa Branca para agendar uma possível reunião. No domingo, 16, Trump já havia comunicado a repórteres que planejava se encontrar com Mamdani.
Conflitos e Antecedentes Políticos de Trump e Mamdani
Desde o período de campanha, Trump tem se referido ao novo prefeito eleito de maneira pejorativa. Mamdani, que se intitula como socialista democrata, é constantemente chamado de “comunista” pelo presidente americano. Essa retórica tem sido uma constante na comunicação de Trump.
O presidente americano chegou a fazer ameaças diretas em relação a Mamdani e à cidade. Ele ameaçou deportar o prefeito, nascido em Uganda e naturalizado cidadão americano em 2018. Além disso, Trump ameaçou cortar verbas federais destinadas à cidade de Nova York.
Por Correio de Santa Maria, com informações de Reuters.








