Colômbia e Equador estão em alerta e determinaram evacuação das costas e interrupção dos serviços marítmos. As ondas devem chegar à Colômbia por volta das 12h (horário de Brasília)
Ondas do tsunami gerado no Oceano Pacífico após um terremoto de 8,8 que teve o epicentro na Rússia, atingiram a Califórnia, o Havaí e São Francisco durante as primeiras horas desta quarta-feira (30/7). No Havai, as ondas atingiram cerca de 2 metros de altura. A população foi notificada pelo celular para deixar as áreas de risco e voos foram suspensos na região. Não há registro de estragos ou feridos. As informações são do jornal Los Angeles Times. Pela manhã, o serviço de emergência reduziu o risco de ondas gigantes na região.
A chegada das ondas na costa Oeste dos Estados Unidos fez aumentar a preocupação com a reverberação do impacto em países da América do Sul.
O governo da Colômbia emitiu um alerta e determinou que todas as pessoas esvaziem praias e zonas costeiras do Oceano Pacífico. Também foram impostas restrições no tráfego marítimo. A previsão da Unidad Nacional para la Gestión del Riesgo de Desastres (UNGRD) é que as ondas cheguem a ilha de Malpelo (sudoeste), a cerca de 500 quilômetros da costa colombiana por volta das 10h no horário local (12h no horário de Brasília).
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Também há alerta de tsunami para o Equador. O país determinou evacuação das áreas baixas, docas e praias das ilhas de Galápagos.
Correio de Santa Maria, com informações da AFP