Sexta-feira, 16/01/26

UPAs do DF recebem ações para cuidado com a saúde mental

UPAs do DF recebem ações para cuidado com a saúde mental
UPAs do DF recebem ações voltadas ao cuidado com a saúde mental – Reprodução

Ações do Janeiro Branco

Música, escuta ativa e diálogos sobre saúde mental marcaram as ações da campanha Janeiro Branco realizadas nesta semana nas unidades de pronto atendimento (UPAs) e em polos administrativos do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). Por meio do projeto Acolher, o Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (Nuvid) levou às unidades a ação Prosa e Melodia, promovendo momentos de acolhimento, integração e sensibilização.

Psicólogos conduziram conversas para reforçar a importância do autocuidado e destacar que profissionais que cuidam do outro também precisam ter sua saúde mental preservada.

Cronograma das atividades

As atividades integram a programação do Janeiro Branco nas unidades geridas pelo IgesDF. O ciclo de ações teve início no dia 12, passando pelas UPAs do Gama, Planaltina, Samambaia e Recanto das Emas. No dia 13, foi a vez das equipes de São Sebastião e Paranoá. Já no dia 14, as ações chegaram às UPAs de Brazlândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Sobradinho e Vicente Pires. No dia 15, a ação foi realizada no PO700, sede administrativa do IgesDF, e nas UPAs de Ceilândia I e II. O calendário segue ao longo do mês, incluindo atividades no Centro de Distribuição, no dia 21.

O propósito da campanha é contribuir para um ambiente institucional mais humano e saudável. Segundo os organizadores, o cuidado com a saúde mental dos colaboradores impacta diretamente a qualidade da assistência prestada ao cidadão.

Compromisso com o colaborador

Para o diretor-presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, a campanha evidencia o compromisso do Instituto com os profissionais da saúde pública. “Sabemos que a rotina dentro de uma UPA exige preparo técnico, mas também equilíbrio emocional. Criar espaços como este significa reconhecer o valor do colaborador e proteger sua saúde mental, garantindo um atendimento mais humanizado à população. O Janeiro Branco materializa uma política de valorização do trabalhador, baseada no diálogo, na escuta e na aproximação entre gestão e equipes”, destaca.

Segundo a chefe do Nuvid, Paula Paiva, a adesão dos profissionais demonstra que a saúde mental deixou de ser um tabu na instituição. “O principal objetivo da ação é conscientizar os colaboradores sobre a importância do autocuidado para o bem-estar pessoal e para a qualidade do atendimento ao público. Vamos percorrer todas as unidades geridas pelo Instituto. Somente nas UPAs, cerca de 800 colaboradores serão diretamente impactados”, afirma.

Relatos das unidades

Na UPA de Brazlândia, o gerente substituto, Igor Cavalcante, relata que os profissionais se sentiram valorizados. “O nosso cotidiano é muito intenso. Somos cerca de 160 colaboradores, além de terceirizados. Nesse cenário, ações como essa promovem acolhimento, conscientização e valorização”, pontua.

Para o gerente da UPA do Núcleo Bandeirante, Neviton Batista, cuidar da saúde mental dos colaboradores é uma necessidade. “Pessoas emocionalmente saudáveis trabalham melhor, se relacionam melhor e têm mais qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho”, observa.

O projeto Acolher oferece serviços como atendimentos em psicologia, psiquiatria, acupuntura, nutrição, meditação, Reiki e ginástica laboral. A técnica de segurança do trabalho Luzia Tânia, da UPA de Brazlândia, ressalta a importância da iniciativa. “Atos como esse promovem a saúde mental dos colaboradores. O cuidado com a saúde mental impacta diretamente a qualidade do trabalho e a prevenção de acidentes”, ressalta.

Paula Paiva finaliza afirmando que o cuidado com a saúde mental é uma gestão contínua no IgesDF. “Isso preserva talentos, fortalece o espírito de equipe e melhora a qualidade do serviço público de saúde. Em um cenário de demandas crescentes, cuidar de quem cuida é um compromisso institucional”, conclui.

*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *