Acreditamos num futuro sem senhas. E a vídeo selfie é uma forma de recuperar sua conta com algo que está sempre com você, que é o seu rosto Alex Freire, diretor sênior de engenharia do Google, em conversa com jornalistas
Sistema é muito parecido com o de verificação de identidade usada por apps bancários. A diferença é que as instituições financeiras usam dados de outras fontes para verificar que o rosto de alguém é dela mesmo. No caso do Google, a verificação é baseada em vídeo cadastrado previamente.
Configuração envolve recursos de segurança da conta do Google. Para acessar a opção, basta ir ao navegador e digitar myaccount.google.com/video-verification e fazer login. Se estiver disponível, o processo de captação do rosto será realizado. Outra possibilidade é com o app do Google instalado, toque no seu usuário (lado direito superior) e vá em Gerenciar sua conta do Google > Segurança e login e escolha a opção Vídeo de selfie.
Recuperação de conta por vídeo selfie exige captação em ambiente iluminado. Segundo o Google, o sistema requer um local apropriado, para uma captação de “alta qualidade”, de preferência com um fundo branco. Sobre segurança, a companhia diz que os dados são armazenados com criptografia e que são usadas apenas para o fim proposto —no caso, validar a identidade de usuários que perderam acesso à conta do Google.
Funcionalidade é voltada para contas pessoais. Segundo o Google, esse sistema não é compatível com contas supervisionadas de crianças, Google Workspace (contas corporativas do Google) e usuários do Programa de Proteção Avançada (voltado para jornalistas a ativistas).








