Após chuvas intensas em Taguatinga neste sábado (7), equipes do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do programa GDF Presente e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), foram mobilizadas para desobstruir e limpar bocas de lobo e galerias pluviais no viaduto de entroncamento da Estrada Parque Guará (EPTG) com o Pistão Sul (DF-001).
Os serviços, iniciados no mesmo dia da notificação, envolvem 12 profissionais e quatro máquinas — três caminhões desobstruidores e um caminhão-pipa — e seguem em andamento neste domingo (8), com previsão de conclusão na segunda-feira (9). Embora a área seja de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), a Novacap enviou uma equipe terceirizada para atender à demanda emergencial.
De acordo com Lânio Trida, chefe do Departamento de Drenagem da Novacap, as equipes estavam atuando no Plano Piloto quando receberam a solicitação de Taguatinga e iniciaram o trabalho imediatamente. A empresa utiliza tecnologia avançada para limpar a rede pluvial do DF, removendo lixo, areia, terra, folhas e raízes que obstruem o fluxo de água, de acordo com um cronograma que abrange todas as regiões administrativas e ações emergenciais para o período de chuvas.
O administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, destacou a parceria entre os órgãos do GDF e a rapidez na resposta. Ele pediu desculpas pelos transtornos causados pelas chuvas, especialmente sob o viaduto de entrada da região, onde houve acúmulo significativo de água, e mencionou que tanto a Novacap quanto o DER-DF foram acionados.
Com informações da Agência Brasília








