A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) firmou, nesta quarta-feira (11), um termo de colaboração com a Ação Social Renascer para fortalecer a gestão dos Centros de Referência da Mulher Brasileira (CRMBs). A iniciativa representa um avanço na política de enfrentamento à violência contra a mulher e prevê a prestação de aproximadamente 70 mil atendimentos ao longo de um ano, consolidando os centros como portas de entrada da rede de proteção.
O acordo amplia e qualifica o atendimento humanizado e contínuo nas quatro unidades localizadas em São Sebastião, Sol Nascente, Sobradinho II e Recanto das Emas, inauguradas em 2025. A gestão compartilhada garante o fortalecimento da estrutura existente, a ampliação dos serviços e a qualificação da assistência às mulheres em situação de violência.
“Qualificar, melhorar e ampliar o que já foi construído faz parte da nossa prioridade, que é o acolhimento e a proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade”, enfatizou a vice-governadora Celina Leão. A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou que a parceria atende à necessidade de ampliar o acompanhamento psicológico contínuo e expandir as oportunidades de capacitação profissional em diversas áreas, assegurando o pleno funcionamento dos serviços de acolhimento e o acompanhamento integral às vítimas de violência de gênero.
A SMDF será responsável pelo treinamento e capacitação contínua da equipe, permitindo um atendimento especializado e sensível às especificidades da violência de gênero. A diretora financeira da Ação Social Renascer, Pamela Cristina Felix, afirmou que a formalização da parceria amplia o suporte oferecido, com acolhimento desde o primeiro contato e acompanhamento contínuo, visando se tornar referência no atendimento a mulheres em vulnerabilidade no DF.
Essas iniciativas são essenciais para reduzir os índices de violência, com a SMDF garantindo monitoramento e presença ativa durante toda a vigência da parceria.








