Sexta-feira, 20/02/26

Programa Maria da Penha vai à Escola é destaque na TV Justiça

Programa Maria da Penha vai à Escola é destaque na TV Justiça
Programa Maria da Penha vai à Escola é destaque na – Reprodução

A psicóloga Renata Bevilaqua, coordenadora administrativa substituta da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), concedeu entrevista ao programa Justiça Agora, da TV Justiça. A matéria, exibida na última sexta-feira, 13 de fevereiro, destacou o programa Maria da Penha vai à Escola, iniciativa voltada à conscientização de crianças e adolescentes sobre violência doméstica.

Bevilaqua enfatizou a importância de debater o tema nas escolas, ambiente propício para promover uma sociedade mais igualitária entre meninos e meninas, com direitos e acessos iguais. Ela destacou a necessidade de mudar mentalidades que banalizam situações de violência.

Lançado em 2014 pela Coordenadoria da Mulher do TJDFT, em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal e outras 14 instituições, o programa atua nas regionais de ensino, abrangendo direção, orientadores, professores e alunos. As ações incluem oficinas, palestras e rodas de conversa, adaptadas às necessidades das escolas, para ampliar o debate sobre o assunto.

A entrevistada relatou benefícios do programa, como relatos de sucesso de pessoas que identificam situações de violência e buscam ajuda, vendo a escola como uma porta de entrada. O projeto também promove transformações nas perspectivas, incentivando meninas a ocuparem espaços tradicionalmente masculinos, como carreiras em ciência ou medicina.

Além disso, Bevilaqua mencionou a premiação de boas práticas escolares no combate à violência, com escolas desenvolvendo programas e projetos temáticos que multiplicam ideias para trabalhar o tema no ambiente educacional.

Para mais detalhes, é possível acessar a página oficial do programa Maria da Penha vai à Escola.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *