Terça-feira, 05/05/26

Prazo para IR 2026 antecipado termina domingo visando restituição em maio

Prazo para IR 2026 antecipado termina domingo visando restituição em maio
Prazo para IR 2026 antecipado termina domingo visando restituição em – Reprodução

Contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda 2026 têm até este domingo, dia 10, para aumentar as chances de entrar no primeiro lote de restituição, previsto para 29 de maio. O pagamento ocorre na mesma data final para entrega do documento à Receita Federal.

De acordo com a regra da Receita, quem declara primeiro recebe primeiro, desde que não haja pendências. Erros ou inconsistências podem resultar na retenção na malha fina, adiando o pagamento até a regularização. Além da ordem de envio, critérios de prioridade incluem o uso da declaração pré-preenchida e a opção por receber via Pix, o que eleva as chances de inclusão no lote inicial.

A Receita Federal estabelece uma ordem de preferência para o pagamento das restituições, independentemente da data de entrega: idosos com mais de 80 anos; idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência ou portadores de doença grave; contribuintes cuja principal renda seja o magistério; aqueles que utilizam declaração pré-preenchida e optam pelo Pix; e, por fim, os demais contribuintes.

O calendário de restituições para este ano conta com quatro lotes: 29 de maio (1º); 30 de junho (2º); 31 de julho (3º); e 28 de agosto (4º). A consulta ao primeiro lote deve ser aberta em 22 de maio, uma semana antes do pagamento, salvo imprevistos.

O prazo final para envio da declaração é 29 de maio, às 23h59. Contribuintes obrigados que perderem o prazo enfrentarão multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido. A data limite para pagamento via débito automático em cota única ou primeira parcela também encerra-se em 10 de maio.

Especialistas recomendam atenção no preenchimento para evitar a malha fina, que este ano está mais elevada devido a problemas no novo sistema de cruzamento de dados. A Receita passou a considerar informações do eSocial e EFD-Reinf em vez da Dirf, o que gerou erros em prestações de dados por empresas e órgãos públicos. Em caso de divergência, o contribuinte deve solicitar correção à fonte pagadora.

De acordo com o balanço mais recente da Receita, até as 17h57 desta segunda-feira, dia 4, 18.979.807 declarações foram enviadas, correspondendo a 43,1% das 44 milhões esperadas. Dentre as entregues, 69,9% terão direito a restituição, 17,1% precisarão pagar imposto e 13% não terão saldo a pagar ou receber.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *