Quarta-feira, 17/06/26

EUA adiam inclusão de chinesa DeepSeek em lista de restrição comercial

EUA adiam inclusão de chinesa DeepSeek em lista de restrição comercial
EUA adiam inclusão de chinesa DeepSeek em lista de restrição – Reprodução

Um comitê interagências no ano passado aprovou a inclusão da DeepSeek, da CXMT e de outras empresas na Lista de Entidades do Departamento de Comércio, o que está sendo divulgado pela primeira vez. A Reuters também está divulgando com exclusividade o grande número de empresas que aguardam a publicação na lista.

A DeepSeek, cujo modelo de IA de baixo custo causou comoção no mundo da tecnologia em janeiro de 2025, tem apoiado as operações militares e de inteligência da China, disse uma autoridade de alto escalão do Departamento de Estado dos EUA à Reuters no ano passado. Ela acrescentou que a startup tentou usar empresas ?de fachada do Sudeste Asiático para acessar ilegalmente chips avançados dos EUA.

Este ano, a Anthropic afirmou ter identificado uma campanha da DeepSeek e de dois outros laboratórios chineses de IA para extrair ilegalmente recursos de sua plataforma de IA Claude, a fim de aprimorar seus próprios modelos. Além disso, a OpenAI alertou os parlamentares de que a DeepSeek estava visando seus modelos.

Já a ChangXin Memory Technologies, principal fabricante chinesa de chips de memória, foi designada como empresa militar pelo Departamento de Defesa do governo Biden. O Departamento de Comércio considerou incluí-la em sua Lista de Entidades há mais de um ano, segundo reportagens da Reuters e de outros veículos.

Empresas norte-americanas não podem enviar mercadorias, software e tecnologia para empresas que constam na lista sem que obtenham uma licença, que provavelmente será negada.

A DeepSeek e a CXMT não puderam ser contatadas para comentar fora do horário comercial normal. O Departamento de Indústria e Segurança do Departamento de Comércio, que supervisiona a lista, não respondeu diretamente às perguntas sobre por que as atualizações da Lista de Entidades não haviam sido publicadas desde o ano passado, nem comentou sobre a DeepSeek e a CXMT.


T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *