PEQUIM, 14 Set (Reuters) – Um artigo do presidente-executivo da Anthropic, que defende uma desaceleração no desenvolvimento da IA, pode parecer uma declaração racional focada nos riscos à segurança, mas, na verdade, trata-se de um manual da Guerra Fria voltado para a China, afirmou o jornal Global Times, de propriedade do Estado chinês, em um editorial.
No artigo publicado no sábado e posteriormente endossado pelo presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman, e pelo fundador da SpaceX, Elon Musk, o presidente da Anthropic, Dario Amodei, delineou uma estrutura para moderar o ritmo de desenvolvimento das capacidades dos modelos de IA de ponta e criar mais tempo para gerenciar os crescentes riscos à segurança.
Amodei também pediu aos Estados Unidos que reforcem os controles de exportação de chips para a China e reprimam a suposta destilação de modelos por laboratórios chineses de IA. Ele também disse à CBS News no domingo que o dilema mais difícil em relação à sua proposta de desacelerar o avanço da IA seria se a China e outras nações adversárias optassem por não fazer o mesmo.








