Terça-feira, 08/09/26

Canal do Panamá não descarta novas restrições de tráfego provocadas pelo El Niño

Canal do Panamá não descarta novas restrições de tráfego provocadas pelo El Niño
Canal do Panamá não descarta novas restrições de tráfego provocadas – Reprodução

A via interoceânica já reduziu progressivamente o limite máximo de navios de 36 para 32 por dia. Porém, Ilya Espino de Marotta, que assumiu nesta segunda-feira (7) a administração do canal, afirmou em entrevista que não descarta novas medidas se a seca não diminuir.

O canal opera utilizando água da chuva armazenada nos lagos artificiais de Gatun e Alhajuela, cujos níveis diminuíram devido à seca causada pelo fenômeno El Niño, que se configura como o mais intenso já registrado e que provocou um alerta nacional.

Em 2023, o El Niño obrigou a reduzir de 38 para 22 o número de passagens diárias porque os lagos registraram níveis mínimos.

Espino de Marotta, a primeira mulher a dirigir o canal construído pelos Estados Unidos em 1914, afirmou, no entanto, que não espera voltar às restrições de 2023.

Na sexta-feira, o canal registrou o trânsito de 34 embarcações, nível que será reduzido para 32 a partir de 15 de setembro. O calado máximo (a profundidade em que afundam) também foi reduzido, de forma progressiva, de 15,24 para 14,63 metros.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *