A Polícia Federal prendeu, na tarde desta quarta-feira (13), o contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. Ele é considerado pivô da Operação Monte Carlo.
A prisão preventiva foi determinada pela 8ª Vara Criminal de Goiânia. De acordo com a investigação, Cachoeira é alvo de apuração por crimes de calúnia, difamação e injúria.
Carlinhos Cachoeira ganhou notoriedade nacional por investigações relacionadas a esquemas de jogos ilegais e por ser um dos principais alvos da Operação Monte Carlo, deflagrada pela Polícia Federal em 2012. À época, as apurações apontaram uma rede ligada à exploração de caça-níqueis, corrupção e influência sobre agentes públicos, empresários e políticos.
As investigações tiveram ampla repercussão após a divulgação de interceptações telefônicas que indicaram contatos frequentes entre Cachoeira e o então senador Demóstenes Torres, além de menções a outras autoridades e empresários. O caso também alcançou a construtora Delta e levou à instalação da CPMI do Cachoeira no Congresso Nacional.
O contraventor também já havia sido citado em outro episódio de grande repercussão política, o caso Waldomiro Diniz, em 2004, envolvendo um ex-assessor da Casa Civil em gravação sobre propina e jogos ilegais.
Preso em 2012, Cachoeira foi condenado por crimes como corrupção, formação de quadrilha e exploração de jogos ilegais, com penas superiores a 39 anos. Ele passou a responder parte dos processos em liberdade após decisões judiciais em recursos.








