Vagas no Centro Interescolar de Esportes para responsáveis
O Centro Interescolar de Esportes (Cief), da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), está oferecendo aulas gratuitas para pais e responsáveis de alunos de 9 a 17 anos matriculados na unidade. A iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) visa oferecer atividades para os adultos enquanto aguardam o término das aulas dos filhos, incentivando uma qualidade de vida mais saudável.
Modalidades e Inscrições
Poderá ser matriculado um responsável por estudante. Entre as opções oferecidas estão clube de corrida, musculação e beach tennis. A matrícula deve ser feita presencialmente na secretaria escolar do Cief, localizado no Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS) 907/908.
A unidade funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 16h30. A documentação necessária para a inscrição, tanto do estudante quanto do responsável legal, e outras informações podem ser conferidas no site da SEEDF.
De acordo com o diretor do Cief, Guilherme Rohlfs, a iniciativa gera mais segurança e tranquilidade para os responsáveis, que podem acompanhar as crianças mais de perto com o benefício de praticar um esporte. “Muitos pais vinham e ficavam ociosos nesse tempo de espera, então procuramos proporcionar uma atividade no mesmo horário dos filhos. O desenvolvimento de uma atividade física é bom para tudo, desde o corpo até a saúde mental. Tudo isso em um ambiente bacana e gratuito, no centro da cidade, com professores capacitados e com aptidão e especialidade na atividade que desenvolvem”, observou.
Modalidades para os estudantes no Centro Interescolar de Esportes
Para o ano de 2026, são destinadas duas mil vagas gratuitas para crianças e adolescentes, distribuídas em dez modalidades esportivas. As matrículas seguem abertas durante o ano, com lista de espera quando há esgotamento de vagas. O início das aulas está previsto para 12 de fevereiro.
Opções de Esportes e Estrutura
As modalidades disponíveis para os estudantes são:
- Basquete
- Vôlei
- Jiu-jitsu
- Futsal
- Handebol
- Musculação
- Atletismo
- Beach tennis
- Skate
- Natação
A unidade dispõe de 18 espaços voltados à prática esportiva, incluindo dois campos de grama, três ginásios, piscina, pista de atletismo, pista de skate, quadra de areia, quadras externas, salas de ginástica, de lutas, de musculação e um dojô.
As aulas ocorrem três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas ou às terças, quintas e sextas, nos turnos matutino (das 7h15 às 12h15) and vespertino (das 13h30 às 18h30). Cada estudante pode se inscrever em até duas modalidades, além da musculação.
O diretor do Cief afirma que a prioridade é dos estudantes da rede pública, seguida pelos estudantes em geral, para promover a democratização no acesso ao esporte. “A ideia principal é dar uma oportunidade maior aos alunos da rede pública, que muitas vezes não têm as mesmas chances que os demais, e podem conseguir essa chance em um lugar vinculado à educação pública”, destacou Rohlfs.








