Um alto comandante da Marinha da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC, na sigla em inglês) declarou neste domingo, 19, que os Estados Unidos estão tentando desesperadamente reverter a vitória estratégica do Irã no Estreito de Ormuz, mas acabarão fracassando.
O general de brigada Yadollah Javani, vice-comandante do IRGC para assuntos políticos, fez as declarações em entrevista à mídia local iraniana, na qual também enfatizou que o controle do Irã sobre a via marítima estratégica alterou o equilíbrio de poder na região.
“Os EUA não apenas não conseguiram atingir seus objetivos planejados, como ocorreu um terremoto geopolítico na região, e esse terremoto é a dominação e o controle do Irã sobre o Estreito de Ormuz”, disse o general à Press TV, de acordo com a agência Mehr.
Segundo ele, os EUA estão tentando desafiar a nova ordem estabelecida pelo Irã no estreito por meio de uma série de provocações militares e de um bloqueio naval renovado. Contudo, apontou Javani, as forças armadas iranianas responderam de forma decisiva a cada ato de agressão, seja contra alvos militares, seja contra alvos civis.
“Os americanos estão tentando compensar sua derrota por meio de ações militares e devolver o Estreito de Ormuz às condições de antes da guerra, mas certamente não terão sucesso”, previu o militar.
Estadão Conteúdo








