Segunda-feira, 06/07/26

Como funciona órgão da Fifa responsável por reverter cartão de Balogun

Como funciona órgão da Fifa responsável por reverter cartão de Balogun
Como funciona órgão da Fifa responsável por reverter cartão de – Reprodução

Em campo, a Copa de 2026 tem chamado atenção pelo alto nível. Fora dele, porém, os bastidores mostram o contrário. No domingo (5/7), a Fifa concedeu efeito suspensivo à expulsão do estadunidente Folarin Balogun, ocorrida nos 16 avos de final contra a Bósnia, gerando cobranças por parte de diversas federações. A decisão, no entanto, foi tomada pelo Comitê Disciplinar da entidade, órgão independente da instituição.

Os órgãos judiciais da Fifa são independentes. Eles atuam de forma autônoma, aplicam o Código Disciplinar da Fifa e decidem os casos com base nos regulamentos aplicáveis e nos fatos específicos apresentados. A independência desses órgãos é essencial, e isso deve ser sempre respeitado”, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infanto, em nota oficial divulgada nesta segunda-feira.

2 imagens

1 de 2

Trump e Infantino

Hector Vivas – FIFA/FIFA via Getty Images

2 de 2

A regra foi criada em 2022

Tom Dulat – FIFA/FIFA via Getty Images

A Fifa só toma conhecimento das decisões do Comitê Disciplinar quando elas são publicadas. Desta forma, a reversão do cartão de Balogun só foi comunicada à entidade após a publicação oficial do efeito suspensivo.

Ainda em nota, Infantino afirmou que, em alguns casos, se surpreende com os vereditos e que pode concordar ou discordar deles.

“Leio as decisões do Comitê Disciplinar da FIFA quando elas são publicadas. Às vezes, elas me surpreendem. Às vezes, concordo com elas, e às vezes, discordo. O que sempre faço, no entanto, é respeitar essas decisões e a autonomia dos órgãos que as tomam. Gostemos ou não de uma decisão, isso é irrelevante”, disse.

O lance

A polêmica envolvendo o árbitro começou aos 19 minutos do segundo tempo da vitória norte-americana por 2 x 0 sobre a Bósnia. Inicialmente, Claus deixou o jogo seguir, mas foi chamado pelo VAR para revisar a jogada envolvendo Balogun e o zagueiro Muharemovic.

Após analisar as imagens no monitor, o brasileiro aplicou cartão vermelho direto ao atacante dos Estados Unidos. O lance mostrou Balogun pisando com força no calcanhar do defensor bósnio durante uma disputa de bola.

Suspensão da punição de Balogun

O Comitê Disciplinar da Fifa liberou, neste domingo (5/7), o atacante Folarin Balogun de defender os Estados Unidos na partida das oitavas de final daCopa do Mundo de 2026 contra a Bélgica. A partida acontece nesta segunda-feira (6/7), em Seattle (EUA).

Balogun foi expulso aos 19 minutos do segundo tempo da vitória por 2 x 0 sobre a Bósnia e Herzegovina nos 16 avos de final. A punição tiraria o atacante das oitavas de final.

“Em aplicação do Artigo 27 do Código Disciplinar da FIFA , a execução da suspensão automática de uma partida do jogador dos EUA Folarin Balogun fica suspensa por um período probatório de um (1) ano”, divulgou a Fifa.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *