Segunda-feira, 19/10/26

Cratera na Asa Norte expõe riscos e necessita de solução definitiva

Cratera na Asa Norte expõe riscos e necessita de solução definitiva
Cratera na Asa Norte expõe riscos e necessita de solução – Reprodução

Uma cratera com aproximadamente quatro metros de profundidade abriu no asfalto da SQN 716, próximo a W3 Norte, o tráfego na área foi bloqueado. O colapso ocorreu no dia 8 de outubro e provocou a interdição imediata do trecho para proteger motoristas e evitar acidentes. Esse buraco abriu após um carro passar na rua e o asfalto ceder.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado às 12h30 do dia 8 de outubro, para realizar o atendimento inicial no local. Em nota, a corporação explicou o cenário encontrado. “Ao chegarem ao local, as guarnições se depararam com um buraco de aproximadamente 1,5 metro de diâmetro e quatro metros de profundidade. De imediato, foi realizada a sinalização e o isolamento da área […] Não houve vítimas, e nenhum veículo foi atingido”, explicou o CBMDF.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil (SUDEC-DF) da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) realizou uma vistoria técnica na via pública em frente ao bloco F da SQN 716, em 8 de outubro. Foi determinada então a interdição preventiva, o isolamento foi executado pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

Em nota oficial, a Defesa Civil emitiu orientação para quem frequenta a quadra: “Até a liberação oficial da área, a orientação é que a população respeite o isolamento e não acesse o local, a fim de evitar acidentes e garantir a segurança de todos”.

A Companhia de Urbanização da Nova Capital do Brasil (Novacap) informou que, após uma inspeção por vídeo, foi possível identificar uma avaria na tubulação da rede de drenagem pluvial, provavelmente o que causou a erosão. A empresa afirmou que está trabalhando em conjunto com a Neoenergia.

Em nota, a Novacap esclareceu que o defeito na pista não possui relação com a fiação elétrica, mas exigiu ajustes estruturais prévios:

“A ocorrência no pavimento não tem relação com a rede subterrânea de energia elétrica. Contudo, durante a avaliação técnica para o reparo definitivo, verificou-se que a rede de alta tensão existente no local interfere na execução da reconstrução da drenagem, o que exige o seu remanejamento prévio, por razões de segurança”, esclareceu a Novacap.

Eles explicaram também que as equipes da Neoenergia já concluíram o serviço de remanejamento, o que autorizou o início dos trabalhos de reconstrução da rede de drenagem pluvial nesta terça-feira (20).

Atualmente o buraco está tapado, porém a reportagem observou um desnível e rachaduras. “Em relação ao afundamento observado no local, esclarecemos que a situação está relacionada ao fato de as obras ainda não terem sido concluídas, uma vez que os serviços de recuperação da rede de drenagem e recomposição do pavimento ainda serão executados”, respondeu a Novacap.

Sobre o trânsito de veículos no local, a empresa acrescentou. “A área foi liberada parcialmente para o tráfego de veículos. No entanto, com o início das intervenções, será necessária uma nova interdição para garantir a segurança dos trabalhadores e dos usuários da via. Ressaltamos que, sempre que as condições de segurança e o andamento dos serviços permitirem, a pista será liberada temporariamente, com o objetivo de minimizar os impactos no trânsito e os transtornos à população”.

Em sua nota, a Neoenergia Brasília esclareceu que a ocorrência não tem relação com a rede subterrânea de energia elétrica. “No dia da ocorrência, equipes da distribuidora estiveram no local e constataram, inicialmente, que não havia necessidade de remanejamento da rede elétrica. Após novas tratativas com a Novacap, ficou definido, a pedido deles, que a Neoenergia realizaria a transferência da rede de alta tensão para outra área técnicamente adequada”, pontuou a concessionária.

Sobre a conclusão da transferência e a manutenção do fornecimento de energia para a quadra a Neoenergia ressaltou: “O serviço, de alta complexidade, foi concluído, dentro do prazo, na última sexta-feira (16). Não foi necessário desligar a rede elétrica, e o fornecimento de energia foi mantido”.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) afirmou que a falha na pista não possui relação com as redes de água e esgoto.

Nenhum morador ou comerciante aceitou conceder entrevista formal. No entanto, um trabalhador de um comércio local relatou informalmente que o ponto do afundamento passou a atrair curiosos e virou uma espécie de atração turística na quadra.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress