Domingo, 04/10/26

DF registra seis ocorrências de falta de energia durante votação nas eleições

DF registra seis ocorrências de falta de energia durante votação nas eleições
DF registra seis ocorrências de falta de energia durante votação – Reprodução

Seis locais de votação registraram falta de energia elétrica na manhã deste domingo (4), durante o primeiro turno das eleições de 2026 no Distrito Federal. Um dos pontos afetados fica em uma universidade na 704 Sul, na Asa Sul. Também foram registrados problemas elétricos em três colégios de Samambaia, um em Arapoanga e um no Paranoá.

O local iniciou a votação com energia, mas o fornecimento foi interrompido posteriormente. Apesar do apagão, os eleitores continuaram votando normalmente porque as urnas eletrônicas possuem baterias internas.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), dois dos três locais afetados em Samambaia já tiveram o fornecimento restabelecido. As equipes trabalhavam para solucionar os demais casos.

As interrupções não prejudicaram a votação porque as urnas eletrônicas têm baterias internas com autonomia de aproximadamente 10 horas.

Além dos problemas de energia, uma urna eletrônica precisou ser substituída durante a manhã. O equipamento, do modelo 2020, estava instalado na 19ª Zona Eleitoral, em Taguatinga Norte, na Área Especial 07 do Setor G Norte.

Até as 10h30, o TRE-DF havia registrado uma substituição de urna. No sábado (3), véspera da eleição, outras cinco urnas já haviam sido trocadas.

O TRE-DF disponibilizou 6.969 urnas eletrônicas para as seções eleitorais e mantém 546 equipamentos de contingência, o equivalente a cerca de 8% do total. A expectativa do órgão é que aproximadamente 1% das urnas precise ser substituído durante a votação.

As ocorrências de falta de energia e a troca do equipamento não interromperam a votação nos locais afetados.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress