Todd Arrington teria sido pressionado a renunciar após negar empréstimo de artefato que pertenceu ao ex-presidente Dwight D. Eisenhower
O diretor da Biblioteca e Museu Dwight D. Eisenhower, Todd Arrington, deixou o cargo nesta semana após recusar fornecer uma espada do ex-presidente americano para uma visita de Estado de Donald Trump ao Reino Unido. Com quase 30 anos de serviço público, Arrington afirmou ter sido pressionado a renunciar e disse não entender que a recusa pudesse motivar sua demissão.
Antes de sua visita de estado no mês passado, o presidente Donald Trump buscava um presente para o rei Charles. A administração procurou um artefato relacionado ao presidente Dwight D. Eisenhower, talvez uma espada ou algo que representasse seu papel como comandante supremo das forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial.
Por meio de um endereço de e-mail pessoal, um funcionário do presidente entrou em contato com a Biblioteca, Museu e Casa de Infância de Dwight D. Eisenhower, em Abilene, Kansas. A instituição possui pelo menos uma espada de Eisenhower em sua coleção, dada a ele em 1947 pela rainha Guilhermina da Holanda. Mas a biblioteca recusou-se a liberar a peça ou qualquer outro artefato original, alegando que eles são propriedade do governo dos EUA e devem ser preservados para o público americano.
No lugar, Trump acabou presenteando Charles com uma espada réplica. E, nesta semana, o diretor da biblioteca Eisenhower, Todd Arrington, foi forçado a deixar o cargo. Não estava imediatamente claro o que levou à sua demissão ou qual papel a recusa em entregar a espada pode ter desempenhado.
‘Nunca imaginei que seria demitido por isso’
Arrington, contatado por telefone na quinta-feira, confirmou que havia sido pressionado a renunciar. Ele disse que lhe disseram que ele “não podia mais ser confiável com informações confidenciais”. Nenhuma outra explicação foi fornecida, afirmou, acrescentando que não recebeu qualquer reação significativa após se recusar a fornecer a espada. Em entrevista, ele demonstrou consternação pelo fato de sua recusa em fornecer uma espada de Eisenhower poder ter sido um fator que levou à sua demissão forçada.
— Eu nunca imaginei que seria demitido após quase 30 anos de serviço público por causa disso — disse ele. — Eu voltaria em um piscar de olhos
Três outras pessoas com conhecimento da situação descreveram o conflito em torno da espada. Duas delas disseram que Arrington também irritou funcionários do Arquivo Nacional e da Administração de Registros (National Archives and Records Administration), que supervisiona o sistema de bibliotecas presidenciais, ao compartilhar informações com sua equipe sobre mudanças em planos antigos para um novo centro de educação, o que pode ter contribuído para sua demissão
O Arquivo Nacional não respondeu aos pedidos de comentário, e suas instalações estão fechadas devido à paralisação do governo federal. A Casa Branca se recusou a comentar.
Trump x instituições culturais
O episódio da espada é a última disputa entre Trump e aqueles que dirigem instituições culturais e históricas não partidárias do país, muitos dos quais ele demitiu ou tentou submeter, começando pelo Arquivo Nacional. No início de fevereiro, Trump, que já havia se desentendido com os arquivos por sua relutância em devolver documentos classificados após deixar o cargo em 2021, demitiu abruptamente a arquivista dos Estados Unidos, Colleen Shogan.
6 fotos
O Secretário de Estado Marco Rubio foi nomeado arquivista interino. Jim Byron, CEO da Fundação Richard Nixon, um grupo privado ligado à biblioteca presidencial Nixon na Califórnia, foi nomeado conselheiro sênior, encarregado de gerenciar os arquivos “no dia a dia” até que um arquivista permanente pudesse ser nomeado.
O pedido de presente para Charles veio de um contato do Departamento de Estado que usou o endereço de e-mail “giftgirl2025” e inicialmente disse ao museu que procuravam “algo como uma espada ou algo assim”, de acordo com uma pessoa familiarizada com as discussões.
Pouco antes das tentativas frustradas da administração Trump de obter uma espada da biblioteca Eisenhower, duas outras espadas de Eisenhower foram exibidas em uma mostra temporária na biblioteca Nixon. Segundo um comunicado à imprensa, elas estão emprestadas por Julie Nixon Eisenhower, filha de Nixon, que se casou com o neto de Eisenhower. Entre elas está a “Espada de Honra”, dada a ele em 1947 pela Cidade de Londres em reconhecimento ao seu papel como comandante supremo aliado durante a Segunda Guerra Mundial, descrita pela biblioteca como “preciosa como herança familiar”.
O campus da biblioteca Eisenhower, com mais de 89 mil metros quadrados, inclui um museu, arquivos de pesquisa, a casa de infância restaurada do ex-presidente e seu túmulo.
Correio de Santa Maria, com informações do The New York Times








