Segunda-feira, 04/05/26

EUA recuam de acusar Maduro de liderar Cartel de Los Soles em nova denúncia

EUA recuam de acusar Maduro de liderar Cartel de Los Soles em nova denúncia
EUA recuam de acusar Maduro de liderar Cartel de Los – Reprodução

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos recuou na acusação de que o presidente venezuelano Nicolás Maduro lidera o suposto Cartel de Los Soles, em uma nova denúncia apresentada após o sequestro de Maduro por forças americanas.

A denúncia inicial, de 2020, sob o governo Trump, mencionava o cartel 33 vezes e apontava Maduro como seu líder. Na peça atual, o termo aparece apenas duas vezes, sem atribuir liderança direta a ele. Em vez disso, o documento descreve uma ‘cultura de corrupção’ na Venezuela, onde elites se enriquecem com o tráfico de drogas, operando em um sistema de clientelismo referido como Cartel de Los Soles, aludindo à insígnia solar nos uniformes militares.

Especialistas veem a mudança como uma estratégia para fortalecer a acusação com provas mais concretas. Gabriela de Luca, consultora sênior da União Europeia para Políticas sobre Drogas na América Latina, explica que isso evita a fragilidade de provar a existência de um cartel formal, focando em condutas individualizadas como narcotráfico, corrupção e associação criminosa. Ela nota que relatórios da ONU e da DEA não reconhecem o Cartel de Los Soles, e o termo tem sido rejeitado por analistas que evitam rotular a Venezuela como ‘narcoestado’.

Apesar do recuo, os EUA mantêm acusações graves contra Maduro, incluindo parcerias com narcoguerrilhas colombianas como as Farc e ELN, e cartéis mexicanos como Sinaloa e Zetas. A denúncia alega que Maduro e cúmplices distribuíram toneladas de cocaína para os EUA, com apoio de corrupção regional.

Em depoimento à Justiça americana, Maduro se declarou inocente e se descreveu como ‘prisioneiro de guerra’, após o sequestro no último sábado (3). O governo de Caracas acusa Washington de fabricar as denúncias para justificar a intervenção e acessar as reservas de petróleo venezuelanas.

O presidente Trump tem pressionado o novo governo interino de Delcy Rodríguez, empossado na terça-feira (6), por acesso aos campos petrolíferos. Na OEA, o embaixador dos EUA, Leandro Rizzuto, enfatizou que o petróleo não pode ficar sob controle de ‘adversários’ como Irã, Rússia e China, defendendo a vizinhança hemisférica.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *