Sexta-feira, 26/06/26

GDF lança edital de R$ 36,9 milhões para bloco de doenças raras

GDF lança edital de R$ 36,9 milhões para bloco de doenças raras
GDF lança edital de R$ 36,9 milhões para bloco de – Reprodução

O Governo do Distrito Federal lançou nesta sexta-feira (26) o edital de licitação para construir o novo Bloco de Doenças Raras do Hospital de Apoio de Brasília (HAB), no Noroeste. O investimento previsto é de R$ 36.897.301,22.

A assinatura da ordem de serviço foi feita pela governadora Celina Leão, que destacou o caráter simbólico da obra e a proposta de reunir famílias e profissionais em um ambiente voltado ao acolhimento. Segundo o governo, o novo espaço foi planejado para ampliar a capacidade de atendimento e reduzir a dispersão dos serviços hoje distribuídos em diferentes unidades da rede pública.

O projeto prevê uma área construída de 4.005,72 m² e será executado por contratação integrada, modelo em que a mesma empresa ficará responsável pela elaboração dos projetos, pela execução da obra, pela instalação dos equipamentos e pelos testes finais. A obra será tocada pela Novacap.

A nova unidade deve concentrar diagnóstico, tratamento e aconselhamento genético, além de integrar ambulatórios, laboratórios e salas de infusão. O projeto também contempla ambientes humanizados e acessíveis, voltados a pacientes crônicos, crianças, pessoas com deficiência e familiares.

Hoje, a Unidade de Genética do HAB já é habilitada pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Doenças Raras e atende como polo estratégico para a região Centro-Oeste. Com o novo bloco, a expectativa é reunir em um único local atividades que atualmente estão espalhadas em outros hospitais, reduzindo deslocamentos e qualificando o fluxo de atendimento.

Durante a apresentação do projeto, o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, afirmou que a estrutura também deve fortalecer a pesquisa científica e ampliar a capacidade de diagnóstico e acompanhamento dos pacientes. O diretor do HAB, Alexandre Lira, disse que o centro permitirá que o hospital passe a diagnosticar e tratar os pacientes dentro da própria unidade.

A governadora também visitou e inaugurou a nova sala de densitometria óssea do HAB. Segundo a direção do hospital, o equipamento deve reforçar o atendimento na rede do DF e do Entorno, com diagnóstico precoce e tratamento de doenças metabólicas e osteoporose.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *