Domingo, 04/10/26

Incêndio que ameaçava principal acesso a Machu Picchu é extinto

Incêndio que ameaçava principal acesso a Machu Picchu é extinto
Incêndio que ameaçava principal acesso a Machu Picchu é extinto – Reprodução

Um incêndio florestal que ameaçava a principal via de acesso à cidadela de Machu Picchu, no sul do Peru, foi extinto após deixar um morto e dois feridos, informaram neste domingo os bombeiros.

O fogo começou na sexta-feira pelo Vale Sagrado dos Incas, na região de Cusco, onde fica a estação de trens de Ollantaytambo, a mais movimentada para chegar a Machu Picchu.

“Após intensas horas de combate ininterrupto, confirma-se que o incêndio florestal foi totalmente controlado”, indicou um comunicado do Corpo de Bombeiros de Cusco.

“As operações em campo conseguiram frear o avanço do fogo e neutralizar os pontos críticos que ameaçavam a área”, indicou o relatório publicado nas redes sociais.

A operação para controlar o fogo envolveu o envio de dezenas de bombeiros, policiais e militares.

O chefe do Escritório Regional de Gestão de Desastres e Segurança de Cusco, Miguel Osco, disse à rádio RPP que a causa do incêndio foi a queima de mato que os agricultores fazem nesta época do ano para ganhar terrenos de cultivo.

A cidadela de Machu Picchu é o principal destino turístico do Peru, com cerca de três milhões de visitantes por ano.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress