19/11/2019 às 06h46min - Atualizada em 19/11/2019 às 06h46min

Zilmar Dantas. Bi-campeã na premiação de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública.

Como diz a letra de Geraldo Vandré: "Quem sabe faz na hora e não espera acontecer".

Vital Furtado
CSM
Há algum tempo atrás eu ouvia os mais idosos dizerem: “ A inveja é a arma dos incompetentes”.
Realmente, esse dito popular é verídico e digo mais; Ele complementa outro adágio que diz: Quem não tem competência, não se estabelece.
Pois bem, vamos ao assunto.
Iniciei essa matéria com as frases acima por haver postado no final da primeira quinzena de novembro uma menção a amiga Zilmar Dantas ao saber que ela estava lotada no DETRAN. Ao parabenizar a colega e dizer que agora  ela estava em um órgão a altura de sua competência e formação, tal matéria, acompanhada de críticas as quais chamo de “FERRAMENTA DE DESPREPARADOS” foram parar num suposto grupo de trabalho, também conhecido como “CONVERSA PRA BOI DORMIR”.
Na postagem, questionei não saber como ela teve estômago para permanecer tanto tampo na administração de Santa Maria durante essa gestão, isso, porque, por ser altamente técnica e não política,Zilmar foi discriminada, melhor  dizendo; colocada de escanteio e substituída por alguém que até agora não mostrou a que veio, e ainda; , AQUÉM de sua competência e raciocínio.
Em minha opinião pessoal, Zilmar foi uma ouvidora que fez acontecer enquanto esteve no cargo, sendo portanto diferente de alguns que tem o OUVIDO GRANDE, e por isso se intitulam ouvidores, além de levarem as reclamações feitas via Ouvidoria para o lado político e ficar discutindo-as pela facebook.
Quem me conhece sabe que não sou puxa saco e, quando elogio é porque o elogiado tem competência, como se diz no meu Pará: TEM BAGAGEM.
 
CONHECENDO UM POUCO SOBRE ZILMAR DANTAS.

Analista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Pós-graduada em Gestão Pública pela FACIBRA - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2014), possui graduação em Administração, pela Faculdade Fortium (2014).
Possui experiência em Administração Pública, atuou como gerente de finanças, chefe do núcleo financeiro, presidente de comissões de licitação, presidente de comissão de sindicância, comissões de inventários, apoio técnico de Pregão e Pregoeira substituta na Subsecretaria de Licitações e Compras, prestou serviços na SAFIN / Senado Federal.
Atuou como ouvidora chefe desde março de 2016. Possui experiência e dedicação no atendimento ao cidadão e presteza para resolver as diversas solicitações, sempre visando o melhor atendimento e resposta ao público.
Pelo segundo ano consecutivo, a servidora pública Zilmar Dantas ficou em 1º lugar no Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública organizado pela Controladoria Geral do Distrito Federal . Em 2017, foi premiada na categoria Carta de Serviços pela implantação da Carta de Serviço nas Administrações Regionais, ao compor um grupo de trabalho para padronizar as Cartas de Serviços.
Em 2016, ao apresentar soluções práticas através da ouvidoria para a "Revitalização da Pista de Bicicross  de Santa Maria".
 
PREMIAÇÕES
2016
 Foi agraciada no 1º Concurso Melhores Práticas em Ouvidoria Pública, na categoria Administrações Regionais; realizado em 2016, promovido pela Ouvidoria-Geral do DF. Lançada em parceria com o Conselho de Transparência e Controle Social, a iniciativa faz parte da celebração do Dia Internacional  de Combate à Corrupção, com o projeto de “Revitalização do Bicicross”;
 Em 2017, foi novamente sagrou-se como campeã no concurso melhores práticas, desta vez, na  categoria “Carta de Serviços”, tornando-se a única ouvidoria na categoria Administrações Regionais, bi-campeã nessa premiação de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública.
 
CONHECENDO O CURRICULUM DE ZILMAR DANTAS
CURRICULUM
Analista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Pós-graduada em Gestão Pública pela FACIBRA - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2014), possui graduação em Administração, pela Faculdade Fortium (2014).Possui experiência em Administração Pública, atuou como gerente de finanças, chefe do núcleo financeiro, presidente de comissões de licitação, presidente de comissão de sindicância, comissões de inventários, apoio técnico de Pregão e Pregoeira substituta na Subsecretaria de Licitações e Compras, prestou serviços na SAFIN / Senado Federal.
Atuou como ouvidora chefe desde março de 2016. Possui experiência e dedicação no atendimento ao cidadão e presteza para resolver as diversas solicitações, sempre visando o melhor atendimento e resposta ao público.
Pelo segundo ano consecutivo, a servidora pública Zilmar Dantas ficou em 1º lugar no Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública organizado pela Controladoria Geral do Distrito Federal . Em 2017, foi premiada na categoria Carta de Serviços pela implantação da Carta de Serviço nas Administrações Regionais, ao compor um grupo de trabalho para padronizar as Cartas de Serviços.
Em 2016, ao apresentar soluções práticas através da ouvidoria para a "Revitalização da Pista de Bicicross de Santa Maria".
 
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Zilmar Dantas Rocha
 
ENDEREÇO
Endereço Profissional
Administração Regional de Santa Maria .
QC 1 Cj H s/n lt 1 – CEP: 72.535.080 – Santa Maria, DF – Brasil Telefone: (61) 33928423 / 999310161
URL da Homepage: http://www.santamaria.df.gov.br/2018/01/30/perfil-do-ouvidor/ e-mail: [email protected]
 
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em Administração Faculdade Fortium – Gama – DF
 
PÓS- GRADUADA
Pos-graduada Lato Sensu em Gestão Pública. FACIBRA - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz Especialidade: Gestão Pública
 
FORMAÇÃO  COMPLEMENTAR
  • Programa de Formação em Ouvidoria
  • Lei de Acesso à Informação para Ouvidorias
  • Gestão do Atendimento de Ouvidoria
  • Comunicação no Ambiente de Ouvidoria
  • Inicialização em Ouvidoria (Formação em Ouvidoria)
  • Mediação de Conflitos em Ambiente de Ouvidoria
  • Qualidade da Resposta de Ouvidoria
  • Carta de Serviços
  • Painel de Ouvidoria
  • Atendimento ao cidadão
  • Ética e serviço público
  • Transparência, ética e controle social
  • Curso de Tratamento de Denúncias em Ouvidorias
  • Conflitos, Comunicação e Semiótica
  • Workshop sobre a legislação e aplicabilidade da Lei de Acesso a Informação (LAI);
  • Relações Autênticas – através da Comunicação Não Violenta
  • Certificação de Formação em Ouvidoria Pública SIGO/DF
 
OUTROS CURSOS
  • CONSAD - IX Congresso de Gestão Pública 06/2016
  • Curso de Tomada de Contas Especial – 09/2015;
  • Legislação Aplicada a Logística de Suprimentos – 08/2015;
  • Curso de Administração Orçamentária, Financeira, Patrimonial e Contábil com foco no Sistema de Gestão Governamental - 06/2015;
  • Curso de Formação de Pregoeiros – DCT – Ministério da Defesa - 05/2010;
  • Licitação, execução e fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia EGOV – DCT - 05/2010;
  • Elaboração de Projetos Básicos e Termos de Referência – EGOV – GDF – 10/2009;
  • Licitações e Contratos - Instituto Tebar de Treinamento – SP – 08/2006;
  • Licitações e Contratos Administrativos – Editora NDJ – DF 06/2008;
  • Simpósio Básico sobre Licitações – Editora NDJ – 11/2008;
  • Licitações e Contratos – TCDF – DF;
  • Licitações e Contratos, Normas e Procedimentos em Vigor – EGOV – GDF – 10/2009;
  • Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos; EGOV – GDF – 05/2010;
  • Curso de Planejamento, Execução Orçamentária, Financeira e Contábil, Acompanhamento e Controle
– Evolução Cursos; 05/2012;
  • Procedimentos Disciplinares – SEPLAG – GDF – 04/2009;
  • Legislação Aplicada a Gestão de Pessoas – ENAP – 05/2009;
  • Análise e Melhoria de Processos – ENAP – 09/2009;
  • Lei 8112 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos – EGOV – GDF – 08/2009;
  • Gestores de Contratos – EGOV – GDF – 10/2009;
  • Gestão de Processos – EGOV – GDF - 08/2009;
  • Gestão de Documentos – EGOV – GDF 09/2011;
  • Atendimento ao Cidadão – ENAP – 05/2012;
  • Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira – ENAP – 07/2012;
  • Lei Complementar nº 840/2011 – EGOV – GDF – 04/2013;
  • Oratória – 09/2001;
 
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
  • 2015 – 2016 - Cedida ao Senado Federal, por meio de Contrato de Cooperação Técnica, atuando na SAFIN / COEXECO;
  • 2013 a 2014 – fiquei lotada na SULIC (Subscretaria de Licitações e Compras) Apoio Técnico do Pregão e Pregoeira substituta;
  • 2009 a 2013 – atuei na Divisão de Administração Geral de Santa Maria, onde exerçi a função de Chefe do Núcleo Orçamento, Finanças e Contratos desta RA XIII;
  • 2000/2003 – Secretária no ILAM – Instituto Latino Americano de Pesquisa e Educação Profissional; onde desenvolvo serviços como: levantamento de preços, arquivologia, atendimento ao telefone, preenchimento de contratos, recepção ao cliente, elaboro ofícios, memorandos, relatórios, encaminho e- mail’s, faço controle de gastos, compras, contas a pagar e receber, conciliação bancária, caixa, cálculo de comissões, domínio em Internet e transações bancárias on-line e off-line, domínio em word, digitação, excel, assistente financeiro, todas as rotinas da área administrativa;
  • 1999/2000 – Secretária no ILA – Instituto Latino Americano de Assistência, Pesquisa e Educação Profissional – fazendo os mesmos serviços acima especificado;
  • 1994 a 2000 – Servidora Pública: Governo do Distrito Federal, atuando como Assistente, Chefe de Próprios, membro da Comissão Permanente de Licitação, Diretora da Divisão de Administração Geral, membro de Comissões de Sindicância, Membro da Comissão de Avaliação e Desempenho, executora de contratos de vigilância e limpeza, executora de contratos diversos, nomeada através de Ordens de Serviço publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal e ainda como substituta da Diretora de Administração Geral;
  • 1987 / 1990 – Bancária - atuando como Escriturária e Caixa no Banco Itaú SA, onde conquistei prêmios de melhor vendedora dos produtos do banco na área de Brasília e Centro Oeste.
 
PREMIAÇÕES
  • Foi agraciada no 1º Concurso Melhores Práticas em Ouvidoria Pública, na categoria Administrações Regionais; realizado em 2016, promovido pela Ouvidoria-Geral do DF. Lançada em parceria com o Conselho de Transparência e Controle Social, a iniciativa faz parte da celebração do Dia Internacional de Combate à Corrupção, com o projeto de “Revitalização do Bicicross”;
 
  • Em 2017, foi novamente sagrou-se como campeã no concurso melhores práticas, desta vez, na categoria “Carta de Serviços”, tornando-se a única ouvidoria na categoria Administrações Regionais, bi-campeã nessa premiação de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública.
OUTROS PROJETOS
Cumprindo o Programa da Ouvidoria Geral denominado “Ouvindo Ouvidores” e Café com ouvidoria, promoveu um café da manhã com os servidores de todas seções, com o objetivo de passar informações sobre os procedimentos internos que os servidores devem seguir para prestar o melhor serviço para a comunidade, bem como não se envolver em atividades ilícitas.
Foram convidados para palestras:
  • Administrador de Santa Maria, Hugo Gutemberg:
  • Ouvidor do SLU, Bruno Marques;
  • Auditor da subcontroladoria, Márcio Bruno;
  • Chefe do Núcleo de Material e Patrimônio da Administração, Sheila Pereira;
  • As palestras abordaram os seguintes temas:
  • A importância da ouvidoria;
  • Como prestar o serviço à população da melhor maneira possível;
  • O risco de punições para quem se envolver em situações ilícitas;
  • A importância dos documentos e processos internos;
  • A preservação dos bens materiais da administra
 
 
PUBLICAÇÕES
                     
 
OBS: QUEM DESEJAR SABER MAIS SOBRE ZILMAR DANTAS BASTA ACESSAR OS LINKS: http://www.santamaria.df.gov.br/wp-conteudo//uploads/2016/07/Relatorio-das-atividades-2017-1.pdf - pag. 5 desse relatório fala sobre a minha premiação com melhores práticas em ouvidoria.
https://www.ouvidorias.gov.br/raio-ouvidorizador/ouvidoria-de-santa-maria-e-premiada-por-boas-praticas
 
Finalizando aqui minha menção sobre essa CÁTEDRA que atende pelo nome de Zilmar Dantas, tanto a ela como quem a admira pela pessoa que ela é e também por sua competência, PARABÉNS.
Já aos invejosos que subestimaram a sua inteligência resta o seguinte lembrete: “O MAIOR DIREITO DO ENFORCADO Á APENAS O DIREITO DE ESPERNEAR”.


                                                                                                                                 

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