29/11/2019 às 07h39min - Atualizada em 29/11/2019 às 07h39min

A Verdade sobre o Buracão do Pedregal

A verdade não é aquilo que aparenta ser, e sim, a comprovação da realidade.

Vital Furtado
Correio de Santa Maria
                   
Acompanhando atentamente as várias versões  que vem sendo divulgadas em relação as chuvas que devastaram parte da obra realizada no Buracão  nos pautamos em colher informações junto aos engenheiros  da prefeitura, Alex e. Antônio, responsáveis pelo acompanhamento da obra, para informamos a comunidade com precisão e clareza.
A obra de combate a erosão do Pedregal tem uma magnitude considerável e é uma obra que depende da qualidade do tempo para que tenha um andamento regular. Outro empecilho que está impactando no andamento regular da obra são os repasses do governo federal que não estão sendo regulares. “Portanto, uma obra sem o capital federal disponibilizado conforme o cronograma, não se consegue dar a evolução ao programa” explicou o Dr. André. 
 
ANDAMENTO DA OBRA
A obra do buracão teve uma evolução antecipada ao repasse dos recursos, ou seja; na medida do possível, por meio da  prefeitura e da empresa, ela sempre teve um avanço superior ao avanço de recurso disponibilizado. E hoje, ela se encontra nessa situação. O tempo não tem contribuído devido as Chuvas torrenciais no Centro-Oeste do país, mesmo assim, a obra evoluiu bastante na medida do possível.  “As estruturas já concluídas como canal, como toda a parte superior como drenagem pluvial, de pavimentação., etc. Agora o que está faltando são as obras que estão na projeção da erosão. E ali é a parte mais dificultosa porque dependemos de movimento de terra, e fazer movimento de terra em período chuvoso não é uma operação fácil e confiante. E o resultado de qualquer intervenção nesse período por força de emoção e não da técnica e da razão, pode resultar em prejuízo para a empresa, desperdício de materiais de horas trabalhadas e desperdício de recursos públicos. E nesse aspecto, a prefeitura está tendo muita responsabilidade para tratar esse tipo de situação”, pontuou o Dr. Antonio.
 
PARA O ACIDENTE 
NÃO HÁ CULPADOS
Tecnicamente, neste acidente não se pode criar ou inventar culpados. Alí existem efetivamente duas chegadas de águas pluviais já existentes: uma que  vem do lado do Araújo e outra da parada seis (6) que são volumes considerados de águas jorrando em cima de onde tem que se realizar o trabalho. Melhor dizendo, são cachoeiras artificiais de águas pluviais coletadas nessa bacia que incidem diretamente na frente do serviço. Visto isso, não se consegue dar andamento. Mesmo assim, empresa e prefeitura estão preservando o que já está executado por meio de ações técnicas emergenciais dentro da área de erosão,  e isso está sendo feito com muita responsabilidade, avançando com o que é possível ser feito mesmo nesse período de chuva, não deixando a obra paralisada, e ainda, preparando  a obra para ser retomada após o período chuvoso , onde as estruturas já executadas estejam garantidas na sua preservação. 
 
A OBRA SERÁ CONCLUÍDA.
A comunidade pode estar tranqüila de que a gestão Sônia Chaves não está fazendo vista grossa para tal obra. Tanto é que o Secretário de Obras Marinaldo Almeida e a prefeita Sônia estão empenhados junto Ministério das cidades e aos parlamentares para garantir o repasse dos recursos. Enfim, todo o pessoal que está engajado na proposta de fazer com que aquela erosão seja erradicada, a avenida  “a” e “b” seja restabelecida em todo o processo de trânsito e de tráfego de veículos devido a sua importância já que ele tem característica de se tornar a segunda Avenida Comercial significativa para o município. Fora isso, a equipe de engenharia da prefeitura está  monitorando todos os dias os eventos chuvosos e tratando com a empresa as soluções emergenciais para garantir a preservação da estrutura da obra. Vale lembrar que essa obra é um mega projeto que vai ser finalizado com sucesso e vai beneficiar  a comunidade do Pedregal e Novo Gama.
 
OPINIÃO POLÍTICA
Após ouvirmos as explicações técnicas, insistimos com o Secretário Marinaldo, para que ele manifestasse sua opinião política sobre a obra e outros vários casos.
“O nosso propósito aqui enquanto prefeitura, a Sônia como prefeita e eu como Secretário é o de zelar por nossa cidade, fazendo sempre o que há de melhor para a nossa população. O grande problema é que existem pessoas que por falta de ética ou responsabilidade adentram pelo caminho do ‘QUANTO PIOR MELHOR’.  Quantos prefeitos passaram pelo Novo Gama e tentaram acabar com a erosão do lago Azul? Vários tentaram, mas, quem conseguiu erradicar aquela erosão, não foi a Sônia?  A mesma coisa está acontecendo com a erosão do Pedregal. Estão falando da maneira que bem entendem, mas, ninguém conseguiu fazer. Foi a Sônia que correu atrás dos recursos e em menos de três anos estaremos acabando com as duas maiores erosões que assombravam o município. Essa gestão conta com uma equipe técnica  altamente especializada. Tanto que ao finalizarmos a obra que erradicou o buracão do Lago Azul ouvimos da boca do próprio Ministro e Secretário Nacional de Defesa Civil o elogio de que nunca havia visto uma obra com aquela qualidade técnica. Mas, o que temos visto atualmente são pessoas levando para a população informações desvirtuadas. 
A obra está acontecendo, não ficou momento algum paralisada. É certo que ela diminuiu um pouco o ritmo de trabalho. Iniciamos a obra no início de Janeiro com o anúncio do repasse de quinze (15) milhões de reais, mas, até agora o Governo Federal repassou somente  nove (9) milhões para o município.  Com isso a empresa não dá conta. A empresa chegou a aplicar mais de quatro (4) milhões na obra  mas não recebeu nada até o momento. Aí eu pergunto: Porque não dão as verdadeiras informações para a população. Será que os nossos acusadores acham mais fácil distorcer informações ao invés de mostrar a verdade?. 
Semana passada eu estive duas vezes, com o ministro e ele me garantiu que os recursos para finalizar essa obra serão repassados até o final de  dezembro ou mais tardar no início de janeiro do ano que vem.
Veja bem, espalharam para a população os maiores absurdos sobre esse acidente provocado pela chuva, mas, porque não falaram da erradicação do buracão do Lago Azul? Porque não falaram do asfalto da principal do Pedregal e outras localidades?  Porque não falam do curso de capacitação de marceneiros que ao concluírem saíram diretamente para o mercado de trabalho vendendo os móveis que produzem? Porque não falaram do curso para costureiras no qual foram capacitadas mais de quinhentas (500) mulheres que já estão vendendo as roupas íntimas que elas produzem?  Reformamos nossos postos de saúde quase todos, escolas que estavam paralisadas, o posto 24 horas que é referência na localidade, inclusive prestando atendimento às pessoas do Distrito Federal, colocamos Raios X, colocamos a sala vermelha, estamos concluindo o Laboratório, mas, nada disso é divulgado pela turma do “QUANTO PIOR MELHOR”.
Agora vamos iniciar a feira. Já assinamos a ordem de serviço para o piso da feira e depois esse piso vai virar  o galpão da feira, o calçadão ligando o Boa Vista ao Lago Azul. Mas, alguns oportunistas de  plantão procuram apenas um ponto negativo para divulgar e explorar a boa fé das pessoas de bem. Nós pegamos a cidade numa situação bastante difícil, porém a nossa população sabe que tem muita coisa de positivo no município e o quanto estamos trabalhando para melhorar a vida das pessoas.
Quando assumimos a dívida era grande e a cidade não tinha uma sequer certidão. Hoje, dessas certidões, nos já temos doze (12). Apenas uma não demos conta de pagar  porque a dívida que herdamos foi de mais de 60 milhões e não conseguimos fazer o parcelamento.  Estamos organizando a prefeitura para que possamos dar melhores dias para a nossa população.
Melhoramos a questão do lixo, reformamos toda a rodoviária. Estamos dando hoje a Ordem de Serviço para que seja trocada toda a iluminação da Avenida principal saindo do lago Azul até a principal do Pedregal em que serão aplicadas lâmpadas de LED.  Temos ainda o Centro de Iniciação Esportiva, uma obra de mais de quatro milhões  e que vai atender  quatro mil jovens de nossa cidade. Vale lembrar que essa obra foi paralisada porque a Caixa Econômica bloqueou os recursos enquanto aquelas famílias que invadiram a área pública não saíssem de lá. Agora, os defensores da má informação  espalharam que a prefeita é desumana. A prefeita não retirou ninguém de lá. Elas foram retiradas por determinação Judicial. Após essas famílias receberem uma notificação extra judicial e ao invés de nos procurarem para solucionar o problema de maneira mais amena,  procuraram a Justiça e pediram USOCAPIÃO. Na ação, o Juiz determinou que elas desocupassem o local porque não existe USOCAPIÃO em área pública. E agora surge essa história mal contada de que a prefeita Sônia Chaves é desumana?
A prefeita Sônia construiu mais de 1000 casas para a população e já entregamos mais de 1000 escrituras para pessoas carentes de nossa cidade. Iniciamos agora na segunda-feira no Boa Vista o trabalho de escrituração de mais de 1800 casas”, finalizou o Secretário.
Ao ouvir as considerações, a equipe do Correio de Santa Maria chegou a conclusão de que  prefeita Sônia Chaves e toda a sua equipe estão está trabalhando sim, dando tudo de si para melhorar a vida da população do município de Novo Gama.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »