21/12/2019 às 17h11min - Atualizada em 21/12/2019 às 17h11min

​Mens sana in corpore sano (“uma mente sã num corpo são”)

Sabrina que o diga

Vital Furtado
Por Correio de Santa Maria

É  certo que no dia a dia encontramos pessoas com diferentes histórias, mas com algo em comum: todas perceberam os benefícios que a prática esportiva trouxe para as suas vidas. E não é para menos: o exercício físico possibilita uma melhora na qualidade vida, aliviando o estresse, a ansiedade, aumentando a estabilidade emocional, a autoestima e diminuindo as chances de doenças, como as cardiovasculares. Além disso, ele pode ser um importante aliado para modificar positivamente nossa qualidade de vida, ou seja, o bem-estar físico, social e emocional.                                               Podemos considerá-lo um aliado de grande valor pelo fato de trazer significativos ganhos fisiológicos e psicológicos. Praticar atividades físicas com freqüência aumenta a nossa disposição para o dia a dia. Esse não é um efeito que se vê da noite para o dia, mas sim no longo prazo. Caso você seja uma pessoa sedentária, os primeiros dias de exercícios físicos podem deixá-lo muito cansado e com dores musculares, algo perfeitamente normal. É preciso dar certo tempo para o corpo se adaptar a essa mudança de hábitos, até porque, dependendo do caso, pode ser necessário um acompanhamento por parte de um profissional da área bem preparado abrangendo um treinamento específico”..
         Quem já praticou exercício físico em algum momento da vida já deve ter sentido uma sensação de bem-estar ao final dos treinos. Isso acontece porque existem algumas substâncias que são liberadas durante a atividade física e que dão a sensação de prazer. Pessoas que praticam esportes, por exemplo, conseguem levar a vida de uma forma menos estressante.
         Por exemplo, para os idosos é uma ótima maneira de controlar e evitar doenças e também de estar inseridos em um novo meio social após a aposentadoria. É possível fazer novas amizades e ter um novo círculo social para participar, aumentando a autoestima e impedindo a acomodação da mente.
         Já o caso da nossa querida amiga Sabrina foi bem diferente conforme ela nos conta:                     “Oi gente, eu me chamo Sabrina Machado santos, tenho 30 anos de idade e trabalho no CEM da QR 416 em Santa Maria. À noite e nos meus dias de folga sou aluna assídua na academia L.A fitness que fica na cidade ocidental GO (onde moro), praticando musculação e Jump.
         Estou malhando exatamente há quatro anos e digo sem sombra de dúvida que em um momento muito difícil, a musculação mudou minha vida. Eu passei por três cirurgias no joelho esquerdo, tive atrofiamento no músculo esquerdo e para voltar a normalidade só através de fortalecimento muscular.
         Antes disso nunca tinha praticado nenhum tipo de atividade física. Então eu me dediquei à musculação principalmente pela minha saúde, isso, para voltar a ter uma vida normal.
         “Tomei gosto e estou até hoje me  cuidando para que eu possa cuidar dos meus”, explica.
         De acordo com Sabrina, outro benefício, um dos principais é em relação ao corpo. O aumento da autoestima quando alguém que está com sobrepeso consegue emagrecer, a roupa não cabia mais e agora entra com facilidade.
         “Tudo isso manda mensagens positivas para o cérebro melhorando o funcionamento dele e assim, aumentando a sua interação social com tudo e todos a sua volta.
         E você, está passando por alguma dificuldade? Quer dar uma guinada em sua vida? Que tal começar a praticar algum esporte?  Mas, cuidado com os exageros”, finaliza. .
         Preste atenção no bem que o esporte faz:
- Estimula a atividade cerebral
Retarda o envelhecimento;
- Controla os níveis de colesterol;
- Reduz riscos de AVC e de enfarto do miocárdio;
- Ajuda no controle da diabetes;
- Melhora a respiração;
- Aumenta a sensação de bem-estar;
- Melhora a autoestima;
- Reduz a insônia;
- Ajuda a perder peso, além de  desenvolver a capacidade cardiovascular.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »