15/03/2020 às 10h50min - Atualizada em 15/03/2020 às 10h50min

Ex-mulher de distrital é nomeada para chefiar posto de saúde

A indicação da antiga companheira do deputado Hermeto (MDB) contrariou moradores do Núcleo Bandeirante, que pedem manutenção do atual gestor

METRÓPOLES
A nomeação da ex-mulher do deputado distrital Hermeto (MDB) para a chefia do posto de saúde do Núcleo Bandeirante provocou reações dos moradores da região administrativa.

Os usuários da unidade médica organizaram um abaixo-assinado e contrataram um carro de som (ouça o áudio abaixo) para pedir a manutenção do atual coordenador, João Luis Salviano Gomes.

Ele foi exonerado no última quarta-feira (11/03), mesmo dia em que foi publicada a nomeação de Vanusa Lopes Ferreira Hermeto para o cargo em comissão de gerente da Gerência de Serviços de Atenção Primária nº 1 do Núcleo Bandeirante.
 

Veja a publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF):

Tanto Vanusa quanto João dizem terem sido surpreendidos com a mudança. “Eu levei um susto. Conheço e admiro o trabalho que tem sido feito no posto de saúde. Mas não tenho nenhum interesse. Sou advogada, trabalho há anos com assessoria jurídica e queria continuar desempenhando essa função”, afirmou Vanusa, que é concursada como auxiliar de enfermagem na Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

“Eu não fui comunicado, vi quando foi publicado. Para mim o motivo dessa mudança é claro e político: eu me recusei a atender pedidos do Hermeto. Então, fui retirado. Mas não vou aceitar, nem a comunidade, que está se mobilizando”, reclamou João.

Vanusa também atribui a nomeação ao ex-marido. “Ele está me perseguindo. Quis me expor, criar atrito. Só quero cuidar da minha vida, toda essa exposição é muito desgastante”, afirmou.

Em outubro de 2019, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou, fundamentado na Lei Maria da Penha, que o deputado distrital Hermeto mantenha 300 metros de distância da ex-mulher.

Na decisão, o TJDFT afirma, sem dar detalhes, que há elementos para o pedido de afastamento de Hermeto e Vanusa, proibindo contato do distrital com a ex-mulher por qualquer meio de comunicação, sob pena de ele ser preso em flagrante. A medida protetiva continua vigente.

À Grande Angular, Hermeto negou ter qualquer relação com a nomeação da ex-mulher. “Ela é servidora de carreira da Secretaria de Saúde. Eu não tenho nada a ver com isso. Tenho mais o que fazer”, afirmou.

A Secretaria de Saúde do DF não se manifestou sobre o caso até a última atualização deste texto


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »