23/05/2020 às 07h20min - Atualizada em 23/05/2020 às 07h20min

Em reunião, Bolsonaro diz, olhando para Moro: “Vou interferir. Ponto final”

Vídeo do encontro ministerial do dia 22 de abril foi divulgado nesta sexta-feira (22/05) pelo ministro Celso de Mello, do STF

METRÓPOLES
No vídeo de reunião ministerial liberado nesta sexta-feira (22/05) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reclama das forças de inteligência do país e, olhando para o então ministro da Justiça Sergio Moro, diz, explicitamente: “Esse serviço nosso é uma vergonha, que eu não sou informado e não dá para trabalhar assim, fica difícil. Por isso, eu vou interferir. Ponto final”.
 

Bolsonaro diz, ainda, que deu o poder de veto aos seus ministros, mas que isso precisava mudar. “Quero realmente é governar o Brasil. Se alguém cavar o porão, vai todo pro saco aqui, vai todo mundo morrer afogado”, disse.

Entenda o caso

Moro deixou o Ministério da Justiça no dia 24 de abril acusando o presidente de tentar interferir politicamente na Polícia Federal. Segundo ele, Bolsonaro não só queria indicar alguém de “sua confiança” tanto para a diretoria-geral da PF quanto para superintendências estaduais, como também queria “relatórios de inteligência” da corporação.

Entre os elementos que, segundo o ex-juiz, provavam suas alegações, estava justamente o vídeo desta reunião presidencial. As imagens foram entregues pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao STF, no âmbito de um inquérito que apura as alegações de Moro, mas permaneciam, até então, em sigilo.

No último dia 12 de maio, o ex-ministro, seus advogados, representantes do governo federal, da PF e da Procuradoria-Geral da República (PGR), assistiram ao vídeo juntos, em sessão reservada. Mello atendeu a pedido de Moro, que defendia o levantamento integral do sigilo — a AGU, por outro lado, que apenas as falas do presidente na reunião fossem tornadas públicas.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »