Adval deixa Sesipe e passa a ser secretário de Administração Penitenciária
Criação da nova secretaria também foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF)
27/05/2020 10h16 - Atualizado em 27/05/2020 às 10h16
Foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), na noite dessa terça-feira (26/05), a exoneração do delegado Adval Cardoso de Matos como chefe da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Na mesma publicação, Adval foi nomeado para o cargo de secretário de Administração Penitenciária da capital da República.
A criação da pasta também foi publicada na edição do DODF. De acordo com o texto, ficam remanejadas da Secretaria de Segurança Pública para a Secretaria de Administração Penitenciária do DF, a Sesipe, a Comissão Permanente de Disciplina e a Coordenação de Engenharia e Arquitetura, mantidas as estruturas administrativas e de cargos comissionados existentes e seus atuais ocupantes. A mudança ocorre em meio à explosão de casos de coronavírus no sistema penitenciário. A doença já atingiu 18,8% dos policiais penais. Entre os 1.200 profissionais, 226 foram infectados. Eles representam 12% de todos os servidores lotados em penitenciárias locais. Entre os internos, já são 675 contaminados pela Covid-19.
O sistema penitenciário está superlotado. A doença corre como rastro de pólvora e muitos infectados são assintomáticos. Silenciosamente, a Covid-19 pode tirar vidas, como no caso do policial penal Francisco Pires de Souza, 45 anos.