12/11/2020 às 05h52min - Atualizada em 12/11/2020 às 05h52min

PSB recorre ao Supremo Tribunal Federal para retirar José Gomes da CLDF

Ação foi encaminhada para o ministro Dias Toffoli. Partido alega que o não afastamento gera dano irreparável à suplente, Luzia de Paula

O PSB ingressou com um agravo regimental no Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de retomar a vaga do deputado distrital correligionário José Gomes, cassado por suposto abuso de poder econômico em 2018. O partido tem a intenção de conduzir novamente a filiada Luzia de Paula à Câmara Legislativa (CLDF).

A peça, encaminhada para análise do ministro Dias Toffoli, foi apresentada nessa terça-feira (10/11). O magistrado foi o responsável pela liminar reconduzindo José Gomes para a CLDF. Na decisão, o ministro não discutiu o mérito da cassação, mas destacou a necessidade do trânsito em julgado antes do afastamento do distrital.

Gomes foi condenado no Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o presidente regional do PSB, Rodrigo Dias, o partido aguarda uma resposta da Suprema Corte o quanto antes.
 

“Entramos ontem com um agravo regimental no STF e, como parte interessada, por acreditarmos que há uma robustez de inúmeras provas autônomas e independentes da gravação ambiental consideradas pela Justiça Eleitoral. Elas geraram a decisão unânime no mérito pela cassação do mandato tanto no TRE-DF como TSE”, disse Dias.

“Considerando que o mandato é do partido, vemos como urgente a reconsideração, visto que há iminência de dano irreparável à primeira suplente, que já havia assumido o mandato”, concluiu o presidente regional do PSB. A legenda também colocou em marcha um processo de expulsão de José Gomes.

1
Outro lado

Metrópoles entrou em contato com o gabinete de José Gomes sobre a questão. “A defesa do deputado informou que não irá comentar recursos de outras partes”, informou a assessoria por nota.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »