08/01/2021 às 06h24min - Atualizada em 08/01/2021 às 06h24min

Vigilante do DF atingido com golpes de facão na cabeça agonizou até a morte

Dois suspeitos do crime foram detidos nesta quinta-feira e um terceiro permanece foragido

METRÓPOLES

O vigilante de 63 anos, morto brutalmente por assaltantes a golpes de facão na cabeça, foi deixado agonizando, ainda com vida, pelos autores do crime, na noite de 31 de dezembro do ano passado. A dupla foi presa nesta quinta-feira (7/1), após policiais da 24ª Delegacia de Polícia (Setor O) cumprirem mandado de prisão preventiva. Um terceiro suspeito permanece foragido.

De acordo com as investigações, na noite da barbárie, o vigilante foi encontrado pelo colega de trabalho que ia substituí-lo. Ele estava deitado e com a cabeça encostada em um saco de cimento. Ainda com vida, mas em estado gravíssimo. “Não conseguia falar, não prestou depoimento e morreu no hospital”, explicou o delegado-chefe da unidade, Raphael Seixas.

Segundo o delegado, a usina de energia solar onde ocorreu o crime está em construção e já havia sido alvo de criminosos no dia anterior ao latrocínio. Quando a polícia chegou ao local para fazer a perícia, já em 1º de janeiro, o engenheiro responsável pela obra, inicialmente, afirmou que não sentia falta de nada. “Ele não sabia o que os criminosos poderiam ter levado, pois as únicas coisas que faltavam eram os fios de cobre do crime anterior”, explicou.

1
Arma desaparecida

Ainda na usina, a polícia encontrou um coldre usado pelo vigilante. A arma, porém, jamais foi localizada. Os investigadores encontraram apenas um revólver artesanal, provavelmente usado pelos bandidos. “Um dos presos nesta quinta-feira confessou que cometeu o crime. Segundo ele, o vigilante efetuou disparos contra o grupo, que reagiu o atingindo com diversos golpes de facão. Todos acertaram a cabeça da vítima”, ressaltou o delegado.

O detento negou a autoria no furto anterior e disse que os comparsas levaram apenas a arma do funcionário da empresa privada. Os criminosos têm passagem por crimes de furto, principalmente de fios de cobre. “Acreditamos que eles se especializaram nesse tipo de crime, possuem um receptador e contam com a venda certa desse tipo de material”.

O outro assaltante, que foi atingido com um corte na cabeça, seguia para o Maranhão quando foi surpreendido pelos policiais. Ele passou por exames no Instituto Médico Legal (IML), que constatou a lesão recente e compatível com a do facão usado para matar a vítima.

Prontuários do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) também confirmam que ele recebeu atendimento no local. “Foi um crime bárbaro. Um facão, possivelmente usado no crime, foi apreendido na residência de um dos investigados”, finalizou Raphael Seixas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »