17/02/2021 às 20h11min - Atualizada em 17/02/2021 às 20h11min

​Um gênio Chamado Marcus Okubo

Correio de Santa Maria

 
Aos 12 anos de idade, o Gamense Marcus Okubo começou a ter um maior envolvimento com atividades extracurriculares quando ganhou uma bolsa integral para estudar no colégio da sua cidade, o Centro de Ensino SESI Gama, no qual teve a chance de participar de oficinas de escrita, ser membro de clubes de artes, praticar esportes variados e etc.
No entanto, a atividade com a qual o adolescente teve maior envolvimento durante a sua trajetória escolar foi a participação nos torneios de robótica da First Lego League. Além de ter a oportunidade de ressignificar seu próprio conceito de aprendizagem por meio da ciência e da tecnologia, a robótica o encorajou a buscar um crescimento constante com diversos valores, como os de inclusão, impacto, trabalho em equipe e afins, além de lhe levar a experiências incríveis em competições no Brasil e no mundo.
 
Em 2019, Marcus e o seu time ficaram em 2ª lugar no Torneio Internacional de Robótica na NASA, em West Virginia, nos Estados Unidos, além de terem o seu projeto de pesquisa reconhecido por diversas fundações e profissionais, como a Agência Espacial Brasileira, a High Technology Foundation e a astronauta Anna Fischer. 
 
Mesmo após a sua saída da robótica, continuou buscando oportunidades que lhe proporcionassem a chance de mudar anão só a sua realidade como também a de outras pessoas. E foi assim que em 2020  ele criou o Projeto “Include”, uma iniciativa digital feita com o objetivo de ajudar artistas brasileiros e democratizar o acesso à cultura no país.
 
Recentemente, o jovem Gamense foi aprovado junto com outros 29 jovens latino-americanos no Bootcamp da Latin America Leadership Academy e selecionado como finalista da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), com o seu projeto voltado para a análise dos fatores associados à evasão escolar de jovens transgêneros no Ensino Básico. 
 
No final do ano passado, Marcus resolveu se inscrever na competição internacional de redação da Immerse Education, em que os escritores classificados como melhores colocados são contemplados com uma bolsa para um curso de verão na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. O tema da redação a qual escreveu era "Diários Pessoais constituem formas de escrita criativa?" e, para sua surpresa, foi um dos vencedores do concurso e ganhou uma bolsa de 30% para o curso de Escrita Criativa na Universidade de Cambridge.
 
E bom ressaltar que Marcus Okubo sempre foi uma pessoa sem-fronteiras, que gosta de buscar conexões com pessoas do mundo todo e experiências fora da sua zona de conforto, mas nunca teve a oportunidade de estudar fora antes, mesmo que isso seja o seu sonho desde o Ensino Fundamental. “Por isso, ser aprovado nesse programa foi um passo muito importante para um jovem sonhador como eu, que tem uma grande paixão pela educação. No entanto, não tenho condições financeiras de custear minha viagem, então iniciei a minha campanha online, a fim de que eu possa alcançar meu objetivo com o apoio de outras pessoas”, diz

Vários fatores são o que tornam a Universidade de Cambridge super especial para o jovem estudante. “O primeiro deles é o fato dela ter sido fundada em 1209, sendo uma das mais antigas do mundo. Estudar em uma instituição que passou por tantas fases históricas é um privilégio único que pode expandir meu aprendizado, na medida em que me conecto com o passado enquanto aprendo pelo futuro. Além do mais, estar rodeado de pessoas de todos os continentes é uma grande experiência de enriquecimento cultural, o que pode me proporcionar uma nova visão de mundo”, explica. 
 
Para que esse grande sonho se concretize, Marcus está realizando as arrecadações por meio da sua Vakinha Online, cujo link é o seguinte: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-marcus-a-estudar-em-cambridge-na-inglaterra
 
Além do mais, ele também vem recebendo contribuições pelo PIX, por meio do código: [email protected] 
 
Desde já não apenas o jovem Marcus, mas toda a sua família agradecem por todo  o apoio e consideração com sua campanha. “Fico feliz pela oportunidade de estar levando minha causa até outras pessoas por meio de vocês”, finaliza. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »