Logo após ter anunciado a imunização de todos que trabalham na área de saúde – incluindo aqueles que não estão na linha de frente –, o titular do Palácio do Buriti decidiu convocar também integrantes das forças de segurança, rodoviários (cobradores e motoristas, por exemplo), além de fiscais do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) e auditores da Secretaria DF Legal, esses últimos responsáveis controle das medidas restritivas adotadas pelo GDF.
A decisão do emedebista foi comunicada durante coletiva de imprensa realizada na tarde de terça-feira (23/3), no Palácio do Buriti, pelo secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha. O titular da pasta frisou que a inclusão foi possível após um pequeno percentual das remessas de doses dos imunizantes pelo Ministério da Saúde ser destinado para essas novas categorias, desde que a data fosse previamente agendada pelo site da Secretaria de Saúde.
“Friso a questão do agendamento, porque é importante destacar para que esses profissionais não busquem diretamente a vacina nas unidades de saúde”, reforçou Rocha.
Para atender os novos beneficiados, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto (também presente na conversa com jornalistas), adiantou que o sistema de agendamento estará liberado a partir de quinta-feira (25/3), a princípio para os profissionais de saúde. Ele explicou que deve receber uma listagem completa das entidades representativas desses profissionais para auxiliar a pasta no cadastro dos trabalhadores autorizados.
“Quando a pessoa fornecer o CPF, se ele já tiver tomado a vacina, será detectado e ele não poderá realizar o agendamento”, explicou. Segundo ele, a medida foi possível após a sinalização da esfera federal de encaminhar remessas da Oxford-AstaZeneca e também da Coronavac, atualmente conhecida como Covishield.
“O Ministério da Saúde garantiu vacinas da Oxford e Coronavac para amanhã [quarta-feira]. Pelo que a gente tem de conhecimento, devem chegar de manhã ou no período da noite, que são os horários que estamos recebendo cargas de vacina no DF”, salientou Okumoto.
O primeiro calendário será exclusivo para profissionais que não atuam na linha de frente da Covid e, a partir da próxima semana, outras categorias que estão nos serviços essenciais. Vale frisar que, a depender da Secretaria de Saúde, outros segmentos podem ser incluídos. Confira:
A partir de sexta-feira (26/3), mediante agendamento:
A partir da próxima semana, a depender das remessas da União: