10/04/2021 às 13h57min - Atualizada em 10/04/2021 às 13h57min

“Jogadinha casada” do STF pode ser tiro no pé da oposição

Bolsonaro lembrou que Barroso defendeu Cesare Battisti, terrorista italiano condenado à prisão perpétua por cometer 4 homicídios.

O presidente Jair Bolsonaro acertou na mosca análise do real significado da decisão do ministro Luis Roberto Barroso, que mandou os 81 senadores instalarem uma CPI para apurar a atuação do Governo Federal na pandemia. Bolsonaro foi objetivo: “não é para apurar desvio de recursos de governadores, é para apurar, segundo está na ementa do pedido de CPI omissões do governo federal. Ou seja, uma jogadinha casada: Barroso, bancada de esquerda do Senado para desgastar o governo”.

Tiro no pé

Se realmente for instalada e efetivamente funcionar, a CPI da Pandemia permitirá ao Governo federal apresentar farta munição para demonstrar que, mediante reiteradas decisões do STF, a União foi até aqui uma espectadora das ações de governadores e prefeitos, estes sim, protagonistas das desastradas medidas de controle da pandemia que já causaram lamentáveis 349 mil mortes.

Agora, ministros do STF estão melindrados…

Acostumados a dar palpites políticos a todo dia, falando mais nos microfones que nos autos dos processos que estão parados no STF, agora alguns ministros ficaram melindrados pela crítica do presidente Jair Bolsonaro a Luis Roberto Barroso. Principalmente por Bolsonaro recordar que Barroso ganhou notoriedade antes de ingressar no STF, por defender o terrorista e assassino italiano Cesare Battisti, protegido dos governos do PT e condenado à prisão perpétua na Itália pela prática de quatro homicídios. Bolsonaro não falou nenhuma inverdade ao afirmar ontem: “Barroso, nós conhecemos o seu passado, a sua vida, o que sempre defendeu, como chegou no Supremo Tribunal Federal, inclusive defendendo o terrorista Cesare Battisti”.

Heinze lembra que STF esqueceu pedido para CPI da Lava Toga

O senador gaúcho Luis Carlos Heinze classificou como “irresponsável” a decisão monocrática do ministro Luis Roberto Barroso, do STF, de determinar a instalação da CPI a Pandemia no Senado. Sobre o fato do ministro Barroso justificar que o pedido para instalação da CPI continha 27 assinaturas, Heinze lembrou que “por coerência, se considerar esse critério, também terá que mandar o Senado instalar a CPI da Lava Toga.

Reabertura da economia no RS: todo cuidado agora

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, principal protagonista no diálogo com o governador Eduardo Leite, para abrir o comércio não essencial, e ampliar o horário de funcionamento da atividades econômicas, comentou que “com muito diálogo foi possível construir, de forma responsável, a ampliação do horário de abertura dos bares e restaurantes, assim como o funcionamento do comércio nos finais de semana. Mas é muito importante que todos agora façam sua parte, cumprindo os protocolos e os cuidados.”

Placar da vacina

O vacinômetro do Ministério da Saúde apresentava, ontem à noite (9), estes números: no País, 47,292 milhões distribuídas e 25,480 milhões aplicadas por governadores e prefeitos.

No Rio Grande do Sul, das 3,000 milhões de vacinas recebidas, 2,008 milhão foram aplicadas. O equivalente a 67%.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »