15/04/2021 às 11h05min - Atualizada em 15/04/2021 às 11h05min

Após Monique trocar defesa, advogado de Jairinho deixa o caso Henry

Em nota, escritório de André França Barreto diz que vereador e mãe do menino "a todo momento afirmaram inocência"

Rio de Janeiro – O escritório França Barreto Advogados, do advogado André França Barreto, anunciou, na noite desta quarta-feira (14/4), que deixou a defesa do vereador e médico Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho (sem partido). O político é acusado de envolvimento na morte do menino Henry Borel Medeiros, de 4 anos, no dia 8 de março.

Na última segunda-feira (12/4), Monique Medeiros da Costa e Silva de Almeida anunciou que havia mudado de advogado de defesa. A mãe da criança agora é atendida pelo trio Thiago Minagé, Hugo Novais e Thaise Mattar Assad.

Em um comunicado, o escritório de França Barreto afirmou que, desde que assumiu o caso Henry, Jairinho e Monique “a todo momento afirmaram a sua inocência” e que, nesse contexto, não havia impedimento para defender o casal em conjunto.


Nesta quarta-feira (14/4), na porta da 16ª DP (Barra da Tijuca), a defesa de Monique afirmou que querem que ela seja ouvida novamente “de forma isenta” e que a mãe de Henry “precisa ter voz”.
 

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio divulgou uma nota de apoio e solidariedade ao advogado André França Barreto, que vinha sofrendo ameaças por defender Jairinho.

“O advogado jamais deve ser confundido com o seu cliente e deve sempre ser tratado com a dignidade compatível à função pública que exerce na correta administração da Justiça. A criminalização da advocacia apenas serve ao propósito daqueles que acreditam no Estado policial e autoritário, negando ao cidadão o direito de resistir ao abuso, ao excesso e ao arbítrio”, diz um trecho da nota.

A íntegra do comunicado do escritório de André França Barreto:

“Desde o momento da outorga de poderes a este escritório por Jairo Souza Santos Júnior (Dr. Jairinho) e Monique Medeiros da Costa e Silva, a todo o momento os constituintes afirmaram a sua inocência, motivo pelo qual inexistia impedimento para a defesa conjunta de ambos.

No entanto, no dia 12 de abril de 2021, a constituinte Monique nomeou um novo patrono.

Por tal razão, estes advogados, reafirmando a sua conduta ética, segundo a qual sempre pautaram a atuação, na forma do artigo 20 do Código de Ética da OAB, e após prévio entendimento com os dois, informam a renúncia ao mandato conferido pelos outorgantes, a fim de evitar eventuais conflitos de interesses.

Rio de Janeiro, 14 de abril de 2021.

França Barreto Advogados Associados”

Entenda o caso Henry

O menino Henry Borel Medeiros morreu no dia 8 de março ao dar entrada em um hospital da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Segundo Leniel Borel, ele e o filho passaram o fim de semana anterior normal. Por volta das 19h do dia 7, o pai o levou de volta para casa, onde morava com a mãe, Monique Medeiros da Costa e Silva de Almeida, e com o vereador e médico Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho (sem partido).

Ainda segundo o pai de Henry, por volta das 4h30 do dia 8, ele recebeu uma ligação de Monique falando que estava levando o filho para o hospital, porque o menino apresentava dificuldades para respirar.

Leniel afirma que viu os médicos tentando reanimar o pequeno Henry, sem sucesso. O menino morreu às 5h42, segundo registro policial registrado pelo pai da criança.

De acordo com o laudo de exame de necropsia, a causa da morte do menino foi hemorragia interna e laceração hepática, provocada por ação contundente. Para especialistas, ação contundente seria agressão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »