Um dos compromissos do prsidente Jair Bilsonaro em Alagoas nesta quinta-feira (13/5) foi a abertura das comportas de um trecho de 30 km de extensão do Canal do Sertão Alagoano, da transposição do Rio São Francisco.
O evento foi no município de São José da Tapera, no semiárido alagoano, nesta tarde. No evento, Bolsonaro esteve acompanhado de autoridades locais, ministros e de políticos aliados, como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o senador e ex-presidente cassado Fernando Collor de Melo (Pros-AL).
O trecho inaugurado por Bolsonaro nesta quinta vai abastecer cerca de 113 mil famílias em quatro municípios, informou o governo.
Ao todo, o Canal do Sertão Alagoano terá cerca de 250 km de extensão e abrangerá 42 municípios, atendendo mais de 1 milhão de famílias no estado.
A transposição do São Francisco foi iniciada em 2007, durante o segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tinha previsão inicial de conclusão em 2012, mas vem sofrendo atrasos. Em 2013, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) inaugurou um trecho de 65 kmdesse mesmo braço alagoano da transposição.
Relator da CPI da Covid-19 no Senado e eleito por Alagoas, o senador Renan Calheiros (MDB) considerou a viagem ao estado governador por seu filho, Renan Filho, como evidente provocação ao colegiado que investiga os atos do governo durante a pandemia.
“Esta obra aqui, no nosso estado de Alagoas, é mais uma das tantas que, graças a Deus, estamos conseguindo concluir em nosso mandato. Obras que pareciam infindáveis”, discursou Bolsonaro no evento.